Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #164
abril de 2013

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
Notícias
Showlight revela lineup de sua próxima edição 25/09/2012
por Louise Palma
O Showlight 2013, que será realizado entre os dias 18 e 21 de maio na República Tcheca, revelou na última semana os primeiros palestrantes do evento. Entre eles, está Christopher Baugh, professor de Teatro na Universidade de Hull e especialista na obra de Josef Svoboda, um dos cenógrafos mais influentes do século 20, criador da chamada luz Svoboda, pioneiro em utilizar uma cortina de luz e um dos primeiros a combinar iluminação e projeção.

Para falar sobre projeção, Durham Marenghi e sua equipe vão dividir com o público do Showlight as técnicas e equipamentos utilizados no Concerto do Jubileu de Diamante, quando foram realizadas projeções no Palácio de Buckingham, além de abordar a iluminação feita para Memorial Victoria.

Entre a criação da luz Svoboda na década de 1960 e os acontecimentos de 2012, uma revolução de iluminação aconteceu e Francis Reid foi convidado para falar dos avanços tecnológicos no meio. Já o vencedos do Tony Awards, Beverly Emmons, e Ken Billington falarão sobre o desenvolvimento de um Arquivo de Iluminação, com o objetivo de mostrar a história da iluminação à geração mais jovem.

Ainda sem data confirmada, a palestra de Martin Lupton deve acontecer em um dos três dias de evento. O fundador da Iluminação de Guerrilha vai falar sobre a iluminação de Guerrilha e do Movimento Luz Social. Outro convidado será o lighting designer Alfred Bodvarsson, que falará sobre o desafio de levar o reality show The X Factor para a Islândia, um país de apenas 350 mil habitantes.

Por fim, Bill Klages retorna ao evento com a segunda parte do "Iluminação Arte e Tecnologia" e suas histórias hilárias sobre iluminação de TV nos Estados Unidos. Quem perdeu a apresentação de Klages em 2009, quando ele foi bruscamente interrompido pelo presidente do evento por ultrapassar seu tempo, tem a chance de assistir ao vídeo disponível no YouTube.

Mais informações sobre a feira estão disponíveis no site oficial da Showlight 2013.