Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #164
abril de 2013

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
Notícias
Carros de Ayrton Senna na Fórmula 1 são reproduzidos por video mapping em exposição 28/08/2012
por Louise Palma
A trajetória de Ayrton Senna vem sendo contada na exposição Senna Emotion, que já passou por São Paulo e Rio de Janeiro, e está em cartaz em Curitiba até o dia 9 de setembro. A tecnologia é aliada do evento, que apresenta a história do piloto que se tornou um ídolo nacional através de fotos, vídeos e projeções. Para apresentar os carros que Senna competiu durante sua carreira na Fórmula 1, a solução foi a criação de um vídeo mapping.

"Como os carros não estão disponíveis e toda a exposição é apresentada com uso de tecnologia, pensaram na ideia do mapping", explica Vitão Damasceno, sócio da Planctum, uma empresa especializada em Video Mapping e Cenografia Audiovisual. De acordo com ele, a ideia partiu da YDreams, produtora da exposição, que apresentou o conceito e desenvolveu o storyboard do projeto.

"Foi um convite que nos empolgou muito, por se tratar do Senna. Ficamos com a responsabilidade de preencher as lacunas e realizar o projeto", conta Damasceno. O modelo do carro foi feito em gesso, pela equipe da  M+E de cenografia, enquanto a criação em 3D foi realizada no software livre Blender por Guzz Junqueira, também sócio da Planctum. "Tivemos alguns efeitos de finalização feitos pelo Daniel Tumati e criação da música e dos efeitos sonoros, pela turma do Estúdio Onda Sonora", complementa Damasceno. "Minha parte ficou em organizar essas equipes e cuidar para que estivéssemos todos falando a mesma língua.  Por fim, mapeamos o carro, já na exposição usando o Modul8 e o MadMapper".

A projeção tem início com o Toleman, com o qual Senna marcou seus primeiros pontos. A transição entre um modelo e outro é feita com uma imagem de supervelocidade, que traz para o público a Lotus preta, seguida da Lotus amarela. Na quarta passagem, aparece o carro da McLaren, com o qual Senna se consagrou. Nesta etapa da projeção, foram marcados a passagem do carro pela chuva, uma especialidade do piloto, e o tricampeonato conquistado, com a valorização da bandeira nacional, a narração de Galvão Bueno e a música do  maestro Eduardo Souto Neto. Por fim, é projetado o modelo da Willlians, último carro de Senna. "Seguimos o pedido do Instituto, que, com muito bom gosto, nos pediu para terminar com a imagem de uma estrela", explica Damasceno.