Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #164
abril de 2013

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
Notícias
Depois de ser inaugurada em São Paulo, sala de cinema 4DX chega a Salvador 11/07/2012
por Louise Palma
A rede mexicana de cinemas, Cinépolis, anunciou a inauguração de uma sala de cinema 4DX em Salvador, a segunda no Brasil. A tecnologia estreou no país (e na América Latina) em São Paulo, no mês passado, e já apresenta um bom desempenho, sendo líder de mercado na cidade.

Criada em 2009 pela empresa coreana CGV, a tecnologia 4DX está disponível em 27 salas na China, Coréia do Sul, Tailândia e México.

As salas contam com a projeção 4K em 3D, caixas acústicas de mais de 300 mil watts e instalações especiais, que geram até 20 efeitos de luzes, água, vento, aromas e névoa. Através de um sistema eletrônico, as poltronas se movimentam conforme as imagens projetadas.

Esses efeitos adicionais são inseridos no filme depois de sua finalização nos estúdios. Longas como Titanic e Os Vingadores já foram exibidos em países onde a tecnologia já está disponível. No Brasil, os primeiros filmes que entraram em cartaz foram Prometheus e A Era do Gelo 4.

De acordo com o presidente da Cinépolis, Eduardo Acuña, que esteve no Brasil na inauguração da sala 4DX em São Paulo, a instalação da tecnologia exige estrutura adequada: "Cada poltrona pesa 300kg, então é preciso fazer um reforço estrutural no local para aguentar seu peso e os tremores que ela realiza. Cada uma possui mais de 80 tubos e cabos embaixo para realizar os efeitos, parece as engrenagens de um avião. São mais modernas que qualquer atração similar de um parque Disney ou Universal, além poderem exibir um filme inteiro".