Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #164
abril de 2013

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
Notícias
Com mostras e fóruns, Anima Mundi chega a sua 20ª edição 04/07/2012
por Louise Palma
Comemorando seus 20 anos, o Anima Mundi acontecerá entre os dias 13 e 22 de julho, no Rio de Janeiro. O festival se espalhará por algumas salas de exibição da cinema mas continuará mantendo o Centro Cultural Banco do Brasil, a Casa França-Brasil e o Centro Cultural Correios como base. Reunindo animações em mostras competitivas - Curta Adulto e Infantil, Portfolio, Longa Adulto e Infantil - e não-competitivas - Panorama, Animação em Curso, Galeria e Futuro Animador - o Anima Mundi também realiza fóruns, de 17 a 20 de julho.

Em 2012, o Anima Fórum chega a sua sétima edição, com mesas, apresentações, palestras e masterclasses que apresentam assuntos que vão desde o financiamento para produções de grande porte até a capacitação de novos profissionais para a indústria na animação no Brasil. Na programação, ganham destaque a palestra de Ron Diamond, sobre os critérios usados no Oscar nas escolhas dos indicados à premiação, e a mesa Ensinando Animação, em que três escolas com prestígio internacional apresentarão seus cursos e sua estrutura, e revelarão como lidam com o desafio da falta de professores especializados diante das várias iniciativas relacionadas à criação de cursos profissionalizantes para toda a cadeia produtiva da animação no Brasil.

Outros destaques são as masterclasses com Rodrigo Teixeira, brasileiro que é um dos maiores especialistas em 3D estereoscópico no mercado mundial e que dirigiu todo o processo para A Invenção de Hugo Cabret, vai falar sobre as indicações e aplicações desta técnica; com Jay Grace, que vai explicar como é concebida e dirigida a animação de um longa em stop-motion como Pirates da Aardman; e de PES, que vai demonstrar seu processo de criação de animações surpreendentes, composta com os mais inusitados materiais.

Os visitantes do Anima Mundi também poderão participar da oficina de Pixilation, que será realizada na áera externa do Oi Futuro Ipanema. A técnica permite que os participantes criem uma história e façam poses sucessivas para dar vida ao roteiro. Fotografados um a um, os movimentos se transformam em uma animação. A oficina acontece de terça a domingo, das 12h às 18h, e o atendimento é por ordem de chegada.

A programação completa do Anima Fórum e do Anima Mundi estão disponíveis no site do festival.