Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #164
abril de 2013

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
Notícias
Philips lança sistema modular 3D que permite criar esculturas luminosas 29/06/2012
por Louise Palma
Em parceria com a Fundação CERTI (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras), a Philips lançou seu novo sistema modular 3D OLED, o Philips 3D LivingSculpture. Apresentado em um evento em Londres, para 170 convidados, o sistema cinético é baseado em blocos modulares, compostos de lâminas de OLED (Organic Light-Emitting Diode, na sigla em inglês).

Essas lâminas possuem hastes metálicas, permitindo que a instalação tenha o tamanho desejado e que sejam criados planos de luz tridimensionais, como se fossem esculturas luminosas. A novidade é que essas esculturas podem ser criadas por qualquer usuário, através da combinação de componentes.

O produto é fruto do projeto de cooperação EMO (Emerging Marketing OLED), firmado em 2010 entre a Philips e a Fundação CERTI, cujo objetivo é desenvolver soluções de iluminação para os mercados emergentes. Enquanto a Philips forneceu o know-how da tecnologia OLED, a CERTI se responsabilizou pelo desenvolvimento, pelos componentes eletrônicos, além do driver e hardware do sistema. Por se tratar de tecnologia estratégica para o Brasil, o projeto recebeu um subsídio de R$ 15 milhões do BNDES-FUNTEC.

A ideia para criar o sistema surgiu há cerca de três anos, das variedade de formas que a fonte de luz pode tomar. Em busca de soluções para tranformar inspiração em produto, a Philips contratou o projetista Christopher Bauder, do estúdio de design e arte interativa WHITEvoid, de Berlim, para criar uma peça real e tangível a partir do conceito.

Mais detalhes sobre o Philips 3D LivingSculpture estão disponíveis no site da Philips.