Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #164
abril de 2013

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
Notícias
Redução de IPI para luminárias e lustres aquece o setor, diz estudo da Abilux 26/06/2012
por Louise Palma
Em março deste ano, foi anunciada uma redução no IPI para luminárias e lustres, de 15% para 5%. Porém, o benefício concedido pelo governo tem duração de apenas três meses, terminando no próximo dia 30. Para saber os efeitos que a medida vem causando no mercado, a Associação Brasileira da Indústria de iluminação (Abilux) fez um balanço preliminar junto às suas associadas.

O benefício contribuiu para a manutenção e o aumento da produção na maioria das indústrias durante um período delicado da economia brasileira, em que as atividades tendem a diminuir como reflexo da crise internacional. "Algumas chegaram a registrar aumento de até 5 % nas vendas de produtos voltados para o varejo", informou Carlos Eduardo Uchôa Fagundes, presidente da Abilux.

De acordo com os fabricantes, o menor preço permitiu uma comercialização mais eficiente de sistemas de iluminação completos, com luminárias, lâmpadas e reatores. O nível de emprego também foi mantido neste período, com cerca de 37.500 postos de trabalho incluindo a cadeia produtiva.

Apesar de positivo para o setor nestes três meses de redução do IPI,o prazo se mostra insuficiente para manter o crescimento das vendas ao longo do ano e pouco eficaz, se tratar de uma retomada da produção e da criação de novos postos de trabalho.

Para Uchôa Fagundes, se a redução fosse mantida em 5% durante todo o ano, a medida não só reduziria os preços beneficiando o consumidor final, como também aumentaria o volume de produção e vendas; combateria a produção informal e importação ilegal de luminárias; ampliaria a arrecadação Tributaria; aumentaria a competitividade estimulando à exportação; geraria novos empregos; melhoraria a segurança dos imóveis (segurança patrimonial e qualidade de vida), pelo uso de produtos com qualidade assegurada por firmas especializadas; garantiria eficiência energética com redução de consumo de energia e reduzirá os problemas de conforto visual da população.

De acordo com estudos realizados pela Abilux, a redução do IPI para o segmento possibilita a rápida recuperação do mercado, que hoje é ocupado por montadoras informais. Além disso, a medida estimula a compra de luminárias pela construção civil, já que os preços se tornam acessíveis para um número maior de consumidores, e também incentiva a troca dos equipamentos antigos de iluminação por novos.