Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #164
abril de 2013

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
Notícias
7ª Mostra Mundo Árabe de Cinema traz ao Brasil seleção de filmes itinerante 19/06/2012
por Louise Palma
De 26 de junho a 22 de julho será realizada a 7ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, que se divide em salas de exibição no Rio de Janeiro e em São Paulo. Realizada pelo Instituto Cultural Árabe, o evento reúne 32 produções nacionais e internacionais que retratam a realidade política, social e cultural dos países árabes. Além da exibição, serão realizados encontros e debates com diretores estrangeiros e nacionais, com a curadora, Rasha Salti, e com as diretoras culturais da mostra, Nagila Guimarães e Soraya Smaili.

O Brasil será o primeiro país da América Latina a receber a seleção de filmes que integram a Mostra Mapeando a subjetividade: cinema experimental árabe dos anos 60 até os dias atuais, exibida no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) em três partes (2010, 2011 e 2012). Entre as raridades que serão exibidas estão Chronicle of the years of embers, primeiro filme árabe a ganhar a Palma de Ouro de Cannes, além das obras dos diretores Ahmad Bouanani e deOmar Amiraly, ambos falecidos em 2011.

Outro destaque da programação são as mostras Um olhar contemporâneo, que apresenta dois documentários realizados durante os movimentos do ano de 2011, e Um olhar brasileiro, que apresenta duas produções recentes de diretores nacionais com temáticas relacionadas ao mundo árabe contemporâneo.

No dia 25 de junho, a abertura do evento acontece em São Paulo, no Cine SESC, e a mostra segue com exibições encontros até o dia 22 de julho, também na Galeria Olido, na Cinemateca Brasileira e no Centro Cultural Banco do Brasil. Já no Rio de Janeiro, a mostra será exibida no Instituto Moreira Salles entre os dias 6 e 12 de julho. A programação completa da 7ª Mostra Árabe de Cinema está disponível no site.