Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #164
abril de 2013

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
Notícias
Lume Filmes realiza festival de cinema no Maranhão 12/06/2012
por Louise Palma
De 14 a 20 de junho, a segunda edição do Festival Internacional Lume de Cinema será realizada na cidade de São Luís do Maranhão. Realizado pela Lume Filmes, o festival conta com mais de 100 filmes, divididos em mostras competitivas, homenagens, mostras paralelas e retrospectivas. O evento conta ainda com palestras, debates, work-shops e cursos.

Voltado para o cinema autoral e independente, o II Festival Internacional Lume de Cinema recebeu mais de duas mil inscrições de produções enviadas de todo o mundo, a maioria delas inéditas no Brasil. Criado e coordenado pelo cineasta Frederico Machado, o evento este ano vai premiar longas e curtas nacionais e internacionais.

Outra grande atração do evento é o curso sobre pornochanchada brasileira, ministrado pelo professor e pesquisador Adolfo Gomes. Com a duração de três horas, distribuídas nos quatro dias do festival, o curso pretende analisar a evolução do gênero no país e sua contribuição para a afirmação de uma identidade nacional no cinema. Para isso, será traçado um paralelo como o "cinema explotation", desenvolvido na Europa e Estados Unidos naquele mesmo período.
A programação do festival também conta uma retrospectiva com filmes de Claude Chabrol exibidos no formato 35mm. O cineasta, morto em 2010, foi um dos principais nomes da Nouvelle Vague e um dos diretores mais importantes do cinema europeu contemporâneo.

Entre os destaques da mostra competitiva, estão os filmes latino-americanos e brasileiros, além do longa Crulic, animação romena dirigida por Anca Damian, Policeman, longa do israelense Nadav Lapid vencedor da edição de 2012 do Festival de Cinema Independente de Buenos Aires, As Ondas, dirigido pelo espanhol Alberto Morais e vencedor dos prêmios de melhor filme e melhor direção no Festival de Moscou e Without, longa do norte-americano Mark Jackson premiado em vários festivais internacionais.

A programação completa pode ser conferida no site oficial do II Festival Internacional Lume de Cinema.