Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #164
abril de 2013

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
Notícias
Exposição brasileira premiada em praga vai até Março 24/01/2012
por Bruno Bauzer

Inédita no Brasil, a exposição "Personagens e Fronteiras: Território Cenográfico Brasileiro" foi aberta no dia 13 de dezembro, com entrada franca, na sede da Funarte São Paulo, pelo presidente da Fundação Nacional de Artes, Antonio Grassi. Elaborada para participar da Mostra de Países e Regiões da 12ª Quadrienal de Praga - Design e Espaço da Performance 2011 (PQ'11), a coletiva de trabalhos de artistas nacionais foi a grande vencedora da Triga de Ouro do maior evento mundial de cenografia.

 

No espaço da Funarte, estão reunidas obras cenográficas de 27 espetáculos, produzidos desde 2005. Trabalhos que dialogam com aquilo que a curadoria da Quadrienal propôs para última edição. "Houve um olhar para um aspecto mais amplo, que buscasse esse diálogo do teatro com outras linguagens", observa a responsável pelo projeto da mostra nacional, Aby Cohen.

 

Uma das noções que norteou a concepção da exposição esclarece a curadora Aby Cohen, foi o foco sobre o trabalho dos artistas. Opção capaz de sobrepujar, inclusive, as produções teatrais. Dessa maneira, não estão expostos apenas os cenários de determinados espetáculos. Entre as criações que extravasam esse critério está a obra do artista Helio Leites: um artesão de Curitiba, que transforma objetos descartados em pequenos teatros. O público de Praga pôde conferir a adaptação que Leites fez do clássico "Romeu e Julieta", ambientando-o dentro dos limites de uma lata de macarrão.

 

Além da exposição, também estarão no prédio da Funarte as obras brasileiras que participaram da competição de Figurinos Radicais. Também aí, conta a curadora Rosane Muniz, o País se destacou. Dentre o espectro de 60 nações participantes, selecionaram-se apenas 30 trajes. Quatro deles eram do Brasil. A Exposição "Personagens e Fronteiras" estará aberta até o dia 4 de março no espaço Funarte.

 NOTÍCIAS RELACIONADAS
Exposição de fotos sobre iluminação no Rio de Janeiro (14/08/2008)