Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #164
abril de 2013

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
Notícias
Criado primeiro longa-metragem filmado em Smartphone 09/12/2011
por Bruno Bauzer
A primeira vez que Hooman Khalili teve a idéia de fazer um longa metragem filmado inteiramente em um smartphone foi em janeiro de 2010. Pouco menos de dois anos depois, seu filme "Olive" foi gravado e já vai ser exibido nos cinemas dos Estados Unidos ainda esse mês.

Para gravar o filme, o diretor construiu um suporte para o smartphone da Nokia, onde a lente auxiliar de 35mm é alinhada à lente da câmera do telefone. Toda a ação é captada pela lente do dispositivo móvel, e a qualidade final do filme é próxima ao visto em filmes alternativos.

A única tomada aérea feita no filme foi filmada amarrando o aparelho celular em um helicóptero de controle remoto, sem ao menos saberem o que realmente estava sendo filmado. Ainda assim, Khalili e sua equipe tentaram manter a filmagem mais professional possível. Havia maquiadores e scouts de localização. A atriz Gena Rowlands, duas vezes indicada ao Oscar, faz parte do elenco do filme.

A pré-produção de "Olive" começou em abril deste ano. As filmagens reais duraram cinco semanas e editado em nove dias. Em nenhum momento foi dada chance ao azar, se alguma coisa desse errado, a produção teria jogado tudo fora e começado de novo.

O projeto foi parcialmente financiado por um ex-executivo do Facebook, Chris Kelley, mas a ideia de Hooman é que o filme seja totalmente independente. Para isso, ele adicionou o projeto do filme na Kickstarter, e tenta garantir os recursos necessários. Antes, Khalili esperava obter o financiamento do filme pela Nokia, mas foi recusado. O custo total do filme saiu por menos de R$500.000,00.

O filme conta a história de uma criança muda, que entra na vida de três pessoas: uma velha senhora solitária; um estrangeiro com dificuldades em começar a vida nos Estados Unidos; e um homem com excesso de peso. O filme vai mostrar como essa criança será capaz de mudar a vida de todos eles, sem dizer uma palavra