Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #164
abril de 2013

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
Notícias
Novo LED consome duas mil vezes menos energia 22/11/2011
por Redação
Uma pesquisa recentemente publicada no conceituado diário online Nature Communications divulgou a criação, nos Estados Unidos, de um novo LED duas mil vezes mais eficiente no consumo de energia do que dispositivos similares já existentes.

O aparelho foi desenvolvido por uma equipe da Universidade de Stanford e pode transmitir dados  a 10 bilhões de bits por segundo.  O consumo de energia é de apenas 0.25 femto-joules por bit - milhares de vezes menor do que os dispositivos semelhantes, que consomem 500 femto-joules por bit.

Liderados pelos cientistas Jelena Vuckovic e Gary Shambat, os pesquisadores criaram o dispositivo em nanoescala que pode ajudar na próxima geração de chips. O LED é um tipo especial de diodo, composto eletrônico semicondutor, que emite luz mais ou menos em uma única frequência, de forma parecida a um laser.

O coração do aparelho é feito de pequenas ilhas de material (arseneto de índio) que, com pulsos de eletricidade, produz  luz. Essas ilhas são cercadas por cristais que servem como espelhos, rebatendo a luz ao centro do aparelho, confinando-a dentro do LED e forçando uma única frequência de ressonância. Menor do que uma moeda, o dispositivo contém centenas de LEDs em um único chip. Em comparação a outros aparelhos existentes, este diodo combina transmissão de luz e modulação em um mesmo aparelho, reduzindo duas mil vezes o consumo de energia.
 NOTÍCIAS RELACIONADAS
Antari Z-3000II: Eficiência e economia (21/11/2011)
Proled anuncia chegada de novo painell (21/11/2011)
Multiled apresenta nova cortina (21/11/2011)