Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #164
abril de 2013

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
Notícias
Barco ajuda cientistas a entender mudanças no planeta 16/06/2011
por Redação
Especializada em soluções de vídeo, desde quarta-feira (15/06) a Barco é parceira em um estudo sobre o 'funcionamento' da Terra e como tudo que está nela e ao seu redor - incluindo nós, humanos - afeta o mundo em que vivemos. Procurada pela Universidade de Potsdam, na Alemanha, a empresa aceitou participar de um projeto que, à luz das mudanças climáticas e das tragédias naturais que ultimamente acometem nosso planeta, investiga fenômenos como a formação de terremotos e as alterações nos sistemas oceânico e atmosférico.

Ontem, o estudo em questão, que por exigência do Governo envolve várias empresas, ganhou um laboratório 3D. Nele, foi instalada a versão de três faces da solução da Barco conhecida como I-Space. Composta por duas paredes e um piso próprios para receber projeções, ela foi adquirida para ajudar 70 cientistas e 50 doutorandos que participam das pesquisas a visualizar e compreender melhor os dados que coletam.

"O I-Space está mudando completamente a percepção de nossa comunidade (de cientistas). Quando temos dados complexos e detalhados para discutir e analisar nas reuniões, optamos por 'ver como eles são de verdade' no I-Space. Ele dá a sensação de estarmos totalmente 'submersos' em dados ou imagens. A alta resolução nos permite detectar os mínimos detalhes. Desta forma, podemos agilizar análises, decisões e colaborações", diz o coordenador internacional do projeto, Andreas Bergner.

A solução, acrescenta o especialista, "realmente ajuda os pesquisadores a entender melhor como a Terra funciona e evolui". Alimentados por três projetores Barco Galaxy NW-12 full HD, os três telões semirrígidos de quatro metros usados na construção do ambiente cúbico e imersivo são controlados por meio do software XDS Control Center. Detalhes em www.barco.com.