Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #164
abril de 2013

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
Notícias
Museus nos EUA testam iluminação a LED em galerias 04/03/2011
por Redação
Os museus The Getty, em Los Angeles; Smithsonian American Art Museum, na capital Washington, e Jordan Schnitzer Museum of Art (JSMA), em Oregon, participam de um experimento sobre o uso de iluminação a LED em exposições. No JSMA, por exemplo, a mostra Chris Jordan: Running the numbers está sendo iluminada por cerca de 45 lâmpadas LED track head.

Até o fim de abril, os visitantes que percorrerem as galerias do espaço poderão dar seu parecer sobre a mudança. No Centro de Pesquisa Gordon Gilkey, que funciona dentro do museu, quatro tipos de lâmpada foram instaladas para iluminar uma pintura, uma foto e uma aquarela.

Quem passa por lá, além de analisar as obras, pode compará-las e preencher um pequeno formulário com suas impressões sobre as diferentes luzes. O relatório final do estudo, que trará detalhes sobre a economia de energia, a comparação entre os tipos de iluminação e a relação custo-benefício dos LEDs, deverá ser divulgado no segundo semestre do ano.

As lâmpadas de LED usadas na mostra sobre o fotógrafo Chris Jordan, com feixe de 20º, 500 lumens, 11W e 50 mil horas de vida útil, são 85% mais econômicas que as halógenas Capsylite PAR 38 empregadas no resto do museu, segundo o estabelecimento. Além disso, as novas fontes não emitem raios ultravioletas, que causam danos a obras de arte.