Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #164
abril de 2013

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
Notícias
Festival de arte eletrônica e digital começa terça, no Rio 20/10/2010
por Redação
Da próxima terça-feira (26) até 7 de novembro, as instalações do Oi Futuro no Rio de Janeiro abrigarão diferentes atrações do 5º Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, que desembarca em terras cariocas sob o título File Rio 2010 - Perspectivas da arte digital. O evento busca dar visibilidade a importantes produções mundiais do gênero. Além de instalações interativas e projetos inéditos, traz na sua programação debates e workshops variados. Tudo com o objetivo de promover e estimular novas manifestações estéticas no âmbito da cultura eletrônica e digital.

Um dos projetos inéditos que serão apresentados no festival é o 1 bit symphony. Nele, o americano Tristan Perich, utilizando a menor representação digital possível do áudio, apresenta uma composição musical minimalista. O File exporá ainda a obra feelMe, a primeira a possibilitar uma sensação tátil à distância, e três trabalhos de artistas brasileiros vencedores do prêmio FilePrixLux, que distingue profissionais que se dedicam às linguagens eletrônica e digital. São eles:  Reler, de Raquel Kogan; Breathing, de Guto Nóbrega, e Marvim gainsbug, de Jeraman & Filipe Calegario.

Objetos robóticos, projetos envolvendo tecnologias móveis, mesas multitoques, instalações sonoras e um conjunto de filmes construídos em realidades virtuais, como as de jogos digitais e de mundos só existentes na rede, são outras atrações que prometem surpreender os visitantes. Já as discussões sobre as novas mídias ficarão a cargo de teóricos, artistas e pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Para saber a programação completa do evento, acesse www.file.org.br.