Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #164
abril de 2013

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
Notícias
Cenógrafo José Dias dá palestra gratuita em Salvador 21/05/2010
por Redação
O Teatro Castro Alves (TCA) realiza na próxima segunda-feira, 24 de maio, às 19h, mais uma edição do projeto Conversas plugadas, que reúne profissionais de destaque no cenário artístico nacional e internacional para uma troca de experiências com o corpo técnico do TCA e com o público em geral. Nesta edição, o convidado é o professor e cenógrafo carioca José Dias.

Um dos trabalhos de Dias poderá ser visto a partir de 27 de maio no Teatro Martim Gonçalves, localizado na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), quando estreia a peça O melhor do homem, que tem cenografia assinada por ele.

Mestre e doutor pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Dias atua não só como cenógrafo, mas também como figurinista, tendo participado de mais de 330 espetáculos, entre eles Besame mucho, de Mário Prata, Comunicação a uma academia, de Franz Kafka, A profissão da Senhora Warren, de Bernard Shaw e A história de amor de Romeu e Julieta, releitura de Ariano Suassuna para a clássica obra de Shakespeare. Muitos de seus trabalhos renderam indicações e premiações.

Na TV, Dias trabalhou na extinta Tupi (1972-1973) e na Rede Globo (1974 a 1989), sendo responsável pela cenografia de Casos especiais, como Ciranda cirandinha, Jorge um brasileiro e A morte e a morte de Quincas Berro d'Água, e do seriado O Bem Amado. Integrou ainda as equipes de cenógrafos das novelas Gabriela, A escalada, O grito, Bravo e Saramandaia e dos programas Chico total (1981) e Fantástico (1987-1989).

Além do teatro e televisão, Dias também atua como diretor de arte e cenógrafo de cinema, filmes institucionais e comerciais. Atualmente, ele desenvolve pesquisa sobre a arquitetura cênica no Brasil e é professor titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 O evento é gratuito. O TCA fica na Praça Dois de Julho,s/n°, Campo Grande, Salvador. Outras informações podem ser obtidas no site: www.tca.ba.gov.br.