Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #164
abril de 2013

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
Notícias
Renato Bolelli Rebouças dá curso sobre cenografia contemporânea 28/04/2010
por Redação
Renato Bolelli Rebouças, arquiteto, cenógrafo, diretor de arte e figurinista, vai ministrar, em maio, o curso Cenografia contemporânea - espaços, matéria e reinserção, baseado na criação em espaços não-convencionais.

"Construi este método de trabalho a partir de minha prática e da minha pesquisa de mestrado, e coloco agora à disposição esta poética", diz Bolelli, que finaliza mestrado na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) sobre as relações entre teatro, espaço e memória, percorrendo a trajetória do Grupo XIX com ocupações em espaços não-convencionais.

Segundo Bolelli, a cenografia ampliou o campo de atuação ao explorar as possibilidades do espaço e as relações com a plateia. Atualmente, o termo direção de arte, tomado do cinema, passou a ser empregado para classificar o trabalho dos cenógrafos no teatro também, confirmando esta tendência. O palco tornou-se apenas um dos locais onde a atividade teatral acontece, sendo necessária uma abordagem para as novas espacialidades. Com base nessas mudanças, ele criou o curso de cenografia contemporânea, com o objetivo de discutir as formas de criação em espaços não-convencionais.

O método de trabalho oferece aos participantes a oportunidade de estudar diferentes propostas de importantes companhias teatrais no Brasil e exterior, além da pesquisa com exercícios práticos. Serão investigados diferentes espaços e materiais abandonados, como lixo, e discutidos possíveis usos e reinserção, por meio de intervenções. O enfoque do curso é a possibilidade de desenvolver poéticas ligadas à transformação e ao aproveitamento destas matérias.

O curso será realizado de 4 a 14 de maio, de terça a sexta-feira, das 14h30 às 18h, no estúdio Cazuá, que fica na rua Jardim Francisco Marcos, 81, Bela Vista, em Sâo Paulo.

São 15 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 3104-8045 ou pelo e-mail estudiocazua@hotmail.com. O valor do curso é de R$350, quem pagar à vista tem 5% de desconto. Ao fim do curso, os alunos receberão certificado.
 
Renato Bolelli Rebouças foi diretor de arte do Grupo XIX de Teatro de 2004 a 2009, realizando residência artística na Vila Maria Operária Zélia e participando dos espetáculos Hygiene (2005) e Arrufos (2008), que lhe rendeu o Prêmio Shell de Melhor Cenografia e o Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro na categoria Melhor Projeto Visual.
 
Trabalhou ainda com diversos diretores de teatro e cinema, como William Pereira, Renata Melo, Márcia Abujamra, Caetano Vilela, Christian Duurvoort, Sérgio de Carvalho (Cia. do Latão), Frank Castorf (Volksbuhne, Berlim), além das cias Tablado de Arruar, Espanca!, As Graças, Linhas Aéreas e Os Crespos.
 Em seus projetos, os temas destruição e reinserção têm sido constantes, dedicando-se à percepção e uso dos espaços, desenvolvendo poéticas baseadas na potencialidade dos materiais abandonados.

Para saber mais sobre o trabalho de Renato Belelli Rebouças, acesse o site: www.bolellireboucas.com.br.