Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #164
abril de 2013

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
Notícias
Oficina de cenografia com foco no carnaval, em Angra dos Reis 27/04/2010
por Redação
A Associação Recreativa e Cultural dos Blocos Carnavalescos de Angra dos Reis (Abcar) em parceria com a Cidade do Samba do Rio de Janeiro vai promover o projeto Plano Setorial de Qualificação (Planseq) dos trabalhadores para a indústria do carnaval, que tem como objetivo capacitar e profissionalizar as pessoas que, direta ou indiretamente, trabalham nesse setor.

O projeto, a ser realizado também em outras cidades do Rio de Janeiro e em outros estados, prevê a realização de oficinas em diversas áreas do carnaval. Em Angra dos Reis, as oficinas serão inicialmente de percussão e cenografia, e devem começar no mês de maio. O projeto tem o apoio da prefeitura, por meio das Fundações de Turismo e de Cultura da cidade.

A oficina de cenografia será ministrada pelo artista plástico Luis Gustavo Oliveira Valente, que assina os trabalhos do bloco dos Artistas e do bloco Assombrosos do Cruzeiro. A de percussão será dada pelo mestre de bateria do Bloco Malhação e do Bloco da Imprensa, Alex Almeida de Souza, o Lecão. Ambos terão a oportunidade de aperfeiçoarem suas técnicas em capacitações na Cidade do Samba antes de ministrarem os cursos em Angra.

São 30 vagas para cada curso. As inscrições são gratuitas e já estão abertas para os integrantes dos blocos associados e comunidade em geral. O único pré-requisito para o candidato é ter, no mínimo, 16 anos.

Os dirigentes das agremiações filiadas a Abcar poderão fazer as inscrições com Conceição Brasil na sede da TurisAngra ou na próxima reunião da entidade programada para o dia 5 de maio, às 19h30, na sala do Ateneu Angrense de Letras e Artes.

As aulas serão realizadas aos sábados, durante dez meses. Serão 120 horas de aulas práticas e 80 horas de aulas teóricas e estágio. A oficina de cenografia será de 9h às 12h e a de percussão de 14h às 17h. Os cursos serão realizados no convento São Bernardino de Sena, que fica na rua Dr. Moacir de Paula Lobo.

O Planseq oferecerá mais de nove mil vagas para trabalhadores para os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Maranhão e Santa Catarina. O total de investimentos do Planseq Carnaval, em todos os estados, é de R$ 7,46 milhões, sendo que R$ 7 milhões vêm do Ministério do trabalho e Emprego, através do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Fat).

No Rio de Janeiro, serão oferecidas cinco mil vagas para a formação de mão-de-obra. O projeto ainda tem o apoio da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa).