Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #164
abril de 2013

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
Notícias
Prêmio Shell consagra Memória da cana em São Paulo 13/04/2010
por Redação
Em festa realizada na noite da última segunda-feira, 12 de abril, no Estação São Paulo, foram anunciados os vencedores da 22ª edição do Prêmio Shell de Teatro de São Paulo.

Com o maior número de indicações, o espetáculo Memória da cana conquistou o troféu em duas categorias: Direção e Cenário. Newton Moreno subiu ao palco para receber a premiação tanto como diretor da peça como pelo trabalho cenográfico, ao lado de Marcelo Andrade. Reconhecido com o Shell pela primeira vez em 2004 por Agreste, Moreno declarou que o prêmio é uma de suas inspirações para trabalhar até hoje.

Fernando Peixoto, que acumula um longo currículo como diretor, ator, ensaísta e tradutor, foi o homenageado especial da noite. "É um prazer muito grande receber esse reconhecimento pelo trabalho de tantos anos", disse.

Por conta de compromissos profissionais, os melhores ator e atriz eleitos pelo júri não puderam comparecer à cerimônia. João Miguel ganhou o troféu pelo trabalho em e a interpretação em Viver sem tempos mortos garantiu o prêmio à Fernanda Montenegro. Na categoria Autor, Rafael Primot desbancou os concorrentes e recebeu o reconhecimento por O livro dos monstros guardados.

Entre as premiações técnicas, Wanda Sgarbi levou a melhor pelo figurino de O capitão e a sereia. Luiz Päetow, que também não pôde participar da festa, foi o vencedor na categoria iluminação por Music Hall. Já William Guedes consagrou-se pela música de Concerto de ispinho e fulo. Para a categoria Especial, os jurados escolheram a Cia. São Jorge de Variedades pela pesquisa e criação do espetáculo Quem não sabe mais quem é, o que é e onde está, precisa se mexer.

O júri responsável por escolher os melhores em 2009 foi formado por Kil Abreu (jornalista e pesquisador do teatro), Valmir Santos (jornalista), Marici Salomão (autora teatral e jornalista), Mario Bolognesi (professor e pesquisador de teatro) e Noemi Marinho (atriz, dramaturga e diretora).

Os vencedores de cada categoria receram uma escultura do artista plástico Domenico Calabroni, com a forma de uma concha, inspirada na logomarca da Shell, e uma premiação individual de R$ 8 mil.

Confira a lista completa de vencedores do 22º Prêmio Shell de Teatro de São Paulo

Música: William Guedes por Concerto de ispinho e fulô

Figurino: Wanda Sgarbi por O capitão e a sereia

Iluminação: Luiz Päetow por Music hall

Cenário:Marcelo Andrade e Newton Moreno por Memória da cana

Ator: João Miguel por

Atriz: Fernanda Montenegro por Viver sem tempos mortos

Direção: Newton Moreno por Memória da cana

Autor: Rafael Primot por O livro dos monstros guardados

Categoria especial: Cia. São Jorge de Variedades pela pesquisa e criação do espetáculo Quem não sabe mais quem é, o que é e onde está, precisa se mexer

Homenagem: Ao diretor, ator, ensaísta e tradutor Fernando Peixoto pela contribuição ao teatro brasileiro.