Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #164
abril de 2013

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
Notícias
Começa o VI Manhãs Iluminadas, em Curitiba 22/03/2010
por Tatiana Queiroz
Começa nesta segunda-feira, 22 de março, o VI Manhãs Iluminadas, ciclo de palestras e debates promovido pela Associação Brasileira de Iluminação Cênica (Abric), com patrocínio da Caixa Econômica Federal. A sexta edição do evento, que tem entrada gratuita, será realizada até o dia 25 deste mês, sempre das 9h30 às 12h30, no Teatro da Caixa Cultural, em Curitiba.

Ao contrário das edições passadas, este ano haverá apenas uma palestra por dia, dando mais tempo ao palestrante para falar do assunto em questão e à plateia de fazer mais perguntas.

A programação terá início com a palestra de José Dias, cenógrafo e professor da UniRio e da UFRJ.

Na terça-feira, será apresentada a nova diretoria da Abric, eleita no fim do ano passado, seguida da palestra sobre figurino e adereços, com Ricardo Garanhani, bailarino, artista plástico, cenógrafo, figurinista e aderecista, que estreou como carnavalesco este ano, na escola de samba Mocidade Azul, de Curitiba.

Na quarta-feira, o dia começa com uma homenagem ao paranaense Irineu Salvador, chefe do setor de cenotécnica do Teatro Guaíra. Depois, o iluminador canadense Eric Gingras, que participará do Festival de Curitiba na mesma ocasião, com a iluminação do espetáculo O lamento de Dulcinéia, dará uma palestra junto com outros integrantes da equipe de criação do espetáculo.

No último dia, quinta-feira, será realizada uma mesa-redonda que abordará como a produção de tecnologia cênica ajuda a fomentar uma economia da cultura. Participarão do debate artistas e produtores do Paraná, entre eles, Edson Bueno, Enéas Lour, Geane Saggioratto, Renato Perré e Marila Velloso, além de um representante da Fundação Cultural de Curitiba. A mediação será feita por Sávio Araújo, professor de cenografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O evento será encerrado por José Henrique Moreira, atual presidente da Abric, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e diretor teatral.

O teatro da Caixa Cultural fica na Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro, Curitiba. Para outras informações, acesse www.abric.org.br.