Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #164
abril de 2013

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
Notícias
Curso de direção de arte e cenografia com Marlise Storchino 14/03/2010
por Redação
O Polo de Pensamento Contemporâneo (POP), no Rio de Janeiro, dá início, nesta segunda-feira, 15 de março, ao e curso Direção de arte e cenografia em cinema - introdução a uma metodologia de criação, com a cenógrafa e diretora de arte Marlise Storchi. As aulas serão realizadas durante quatro segundas-feiras consecutivas, das 19h30 às 21h30.

O curso tem como objetivo ensinar, a partir de um roteiro de um curta-metragem, noções básicas de organização do processo criativo do diretor de arte com foco na cenografia de filmes de ficção e publicidade. As aulas serão teóricas e práticas, com discussões, ilustrações sobre a conceituação de um filme, decupagem do roteiro, e analise de locações e estúdios.

Marlise Storchi é formada em Arquitetura, com especialização em Planejamento Urbano, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalhou em mais de 15 filmes de ficção, como Brincando nos campos do Senhor, de Hector Babenco, Como nascem os anjos, de Murilo Salles, Romance, de Guel Arraes, entre outros. Na publicidade, trabalha com produtoras nacionais como Zohar Cinema e Conspiração Filmes e com diretores brasileiros e estrangeiros como Tarsem Chantwar e David Lachapelle, entre outros.  

As inscrições podem ser feitas pelo site www.polodepensamento.com.br; pelos telefones (21) 2286-3299 e 2286-3682 ou no Polo de Pensamento, na rua Conde Afonso Celso, 103, no Jardim Botânico. A taxa de inscrição é de R$ 320.

Confira a programação das aulas:

15 de março
Noções básicas de conceituação da imagem cinematográfica. Especificações da função de diretor de arte, cenógrafo e sua equipe e a relação com o diretor e o diretor de fotografia. A aula será ilustrada com trechos comentados dos filmes Brincando nos campos do Senhor, de Hector Babenco, e Romance, de Guel Arraes. Entrega de um roteiro de curta-metragem - que será trabalhado ao longo do curso - para leitura extraclasse.

22 de março
Leitura e organização das informações de um roteiro sob o ponto de vista de um diretor de arte/cenógrafo. A aula será ilustrada com fotos da conceituação de um filme. Entrega de uma tabela para auxiliar na decupagem do roteiro do curta-metragem em análise para ser preenchida extraclasse.

29 de março
Apresentação da tabela preenchida pela professora para a comparação com o que cada aluno fez extraclasse. Discussão sobre opções para cenário em locação e em estúdio através de exemplos de trechos de filmes.

5 de abril
Entrega das propostas dos alunos de imagens para o curta-metragem. Sorteio de quatro casos para serem analisados em sala de aula.