Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #164
abril de 2013

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
Notícias
Morre o diretor de teatro Vicente Carlos da Costa Maiolino 12/01/2010
por Redação
O dramaturgo e diretor teatral Vicente Carlos da Costa Maiolino, de 55 anos, morreu na madrugada desta terça-feira, 12 de janeiro.

Ele estava internado em coma, no Hospital Souza Aguiar, no Rio de Janeiro, desde 31 de dezembro, quando foi atingido por 12 tiros no bairro de Santa Teresa, onde morava. O caso foi registrado na 7ª Delegacia de Polícia como tentativa de homicídio. Ainda não há informações sobre quem atirou no diretor.

Maiolino iniciou sua carreira, na década de 80, com as peças As três luas de junho... e uma de julho e As sete quedas do meu pobre coração, para o público juvenil, sendo indicado para o Prêmio Mambembe. Logo depois, seus cenários e figurinos de O mistério do boi surubim foram representar o Brasil no Festival de Artes Populares de Nantes, na França.

Em 1985, o diretor ganhou o Prêmio Mambembe nas categorias direção e cenografia, pela peça Teatro do sonho, que também recebeu o Prêmio MinC como um dos cinco melhores espetáculos daquele ano.

Maiolino assinou, com Hermínio Bello de Carvalho, diversos espetáculos do Prêmio Shell de Música Brasileira, em homenagem a artistas como Herivelto Martins, Baden Powell e Chico Buarque de Hollanda.

En 2003, foi diretor, roteirista e iluminador do espetáculo Vinicius do amor demais, com os atores Antonio Calloni e Cássia Kiss, além dos cantores Miucha e Renato Brás. De janeiro a março de 2004, foi diretor musical de Obrigado, Cartola.

Entre 2005 e 2006, Maiolino foi professor da Oficina do Teatro Brasileiro da Escola de Teatro Martins Pena. Na próxima semama, ele começaria a dar um curso de teatro para jovens no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, em Santa Teresa.