Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #164
abril de 2013

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
Notícias
Ciclo de palestras sobre arquitetura cênica, em Salvador 11/01/2010
por Redação
O Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, realiza de 11 a 13 de janeiro mais uma edição do projeto Conversas plugadas, que reúne profissionais de destaque no cenário artístico nacional e internacional para uma troca de experiências com o corpo técnico do TCA e com o público em geral. A primeira edição de 2010, promovida em parceria com o departamento da Bahia do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-BA), terá como tema arquitetura contemporânea, com foco na arquitetura teatral.

Para as palestras foram convidados os arquitetos brasileiros Luiz Amorim, Vinícius Andrade, José Augusto Nepomuceno e José Carlos Serroni e o argentino Jorge Moscato. A série Conversas plugadas: especial arquitetura será realizada na Sala do Coro do TCA, sempre às 19h, com entrada gratuita.

Os arquitetos Luiz Amorim, Jorge Moscato e Vinícius Andrade fazem parte da comissão julgadora do concurso público nacional que escolherá o projeto arquitetônico para requalificação e ampliação do TCA. Já Nepomuceno e Serroni são, respectivamente, consultores em acústica e cenotecnia desse concurso.

O edital para o concurso foi lançado em novembro de 2009 e o prazo para a entrega dos anteprojetos se encerrou na última quinta-feira (7). A comissão, que ainda é composta pelos arquitetos baianos Naia Alban e José Fernando Minho, escolherá os cinco projetos a serem premiados, sendo que o autor do projeto classificado em primeiro lugar será contratado para elaborar o projeto executivo que subsidiará a licitação das obras no TCA, previstas para terem início em junho de 2010 e finalizadas em 2012.

O TCA fica na Praça Dois de Julho,s/n°, Campo Grande, em Salvador. Outras informações podem ser obtidas no site: www.tca.ba.gov.br.

Confira a programação:

11 de janeiro
O arquiteto e professor da Universidade Federal de Pernambuco Luiz Amorim fará uma palestra sobre a arquitetura contemporânea no Nordeste, resultante de uma pesquisa desenvolvida por ele desde 2005 e que fez parte da mostra Encore moderne? Architecture contemporaine au Brésil, realizada em Paris naquele ano, e do livro Ainda moderno? Arquitetura brasileira contemporânea. Amorim foi ainda o responsável pela seleção das obras brasileiras da região Nordeste que participaram da V e da VI Bienal Ibero-Americana, em 2006 e 2008, respectivamente.

12 de janeiro
O arquiteto argentino Jorge Moscato e o paulistano Vinícius Andrade apresentarão seus projetos mais recentes. Moscato é titular do Estúdio Moscato/Schere Arquitectos & Urbanistas e autor de diversos projetos arquitetônicos e urbanísticos premiados, entre os quais se destaca o projeto de requalificação urbana de Puerto Madero, em Buenos Aires.

Vinícius Andrade é titular do escritório Andrade Morettin Arquitetos Associados, vencedor de diversos concursos no Brasil e no exterior e considerado um dos mais talentosos arquitetos latino-americanos da nova geração.

13 de janeiro
Serão apresentadas duas palestras voltadas especificamente à arquitetura teatral, por dois dos maiores especialistas do Brasil no tema: os arquitetos José Augusto Nepomuceno e José Carlos Serroni.

Nepomuceno, da empresa paulista Acústica & Sônica, é especialista em controle de ruídos e projetos acústicos, foi consultor de acústica do projeto da Sala São Paulo, considerada a maior e mais moderna sala de concertos da América Latina, e vai apresentar novos exemplos de acústica teatral.

Serroni, criador do Espaço Cenográfico, em São Paulo, é arquiteto, cenógrafo e figurinista e um dos maiores especialistas em arquitetura cênica do país. Premiado no Brasil e no exterior, ele vai apresentar suas reflexões sobre o espaço cênico.