Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #164
abril de 2013

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
Notícias
Estão abertas as inscrições para as oficinas do VIII Feverestival 16/12/2009
por Redação
O VIII Festival Internacional de Teatro de Campinas (Feverestival), a ser realizado de 31 de janeiro a 12 de fevereiro de 2010, está com inscrições abertas para as quatro oficinas que ocorrerão paralelamente à programação de espetáculos teatrais voltados ao público adulto e infantil.

Duas oficinas  serão ministradas por profissionais estrangeiros: Laboratório de ilusões, com Israel Falke, manipulador, diretor e fundador do grupo finlandês Six Fingers, e O mundo refletido nuam gota d'agua: (auto)- retrato na criação de um espetáculo, com a atriz, dançarina e autora israelense Yael Karavan. As outras duas serão realizadas por profissionais brasileiros: Produção e gestão para as artes cênicas, com Pedro de Freitas e Daniele Sampaio, e Poéticas sobre a luz da cena, com Eduardo Albergaria.

O Feverestival será realizado em várias ruas, praças e espaços de Campinas, entre eles o Espaço Cultural Semente, Espaço Cultural Estação Guanabara e Sesc Campinas.

A  programação completa e a ficha de inscrição estão em www.feverestival.com.br.

Confira a programação das oficinas internacionais:

Laboratório de ilusões

Ministrante: Israel Falke, manipulador, diretor e fundador do grupo finlandês Six Fingers. Nascido em Tel Aviv, Israel graduou-se na Academia de Artes Turku na Finlândia. Atualmente, escreve, dirige a atua em diversos shows com bonecos com seu próprio grupo e a convite de outras produções internacionais.
Seu trabalho combina técnicas tradicionais de fantoches/títeres com novos elementos, incluindo dança, circo, musica ao vivo e artes plásticas. Em 2006 ganhou o premio de Melhor espetáculo no Festival Internacional Mistrz Uzcen em Wroclaw, na Polônia, com o show Golemanual. Em 2005, publicou uma coleção de peças para Teatro de Bonecos.

Objetivo: Através do uso das mais simples ferramentas, como objetos ou o próprio corpo, o curso busca  apresentar os pensamentos e técnicas de manipulação de objetos para que os alunos possam usar essas ferramentas em seus futuros trabalhos sendo em arte performáticas, educacionais ou sociais. Regras invisíveis da manipulação, como dar vida a matérias mortas, a relação entre o "fantoche" e seu manipulador e como criar uma dramaturgia em teatro de manipulação para se contar uma história, são alguns dos temas abordados nessa oficina, que apresentará técnicas de manipulação de objetos, teatro de sombras e de mãos.

Conteúdo:
-princípios da animação: ritmo, forma, movimento, direção, impulso, respiração, focus, espaço e estados;
- características de um material e de seu ambiente em torno;
-observar, escutar e ler situações;
-a utilização de símbolos e códigos visuais;
-introdução de emoções e pensamentos em diferentes materiais e objetos;
-apresentação de qualidades físicas através de escolhas de materiais e manipulação;
-a relação entre corpo e objeto / corpo e boneco;
-design de palco como ferramenta de adaptação;
-design do corpo do performer;
-construção de cenário;
-adaptação de idéias dramatúrgicas a posições e movimentos;
-partes do corpo como personagens animados;
-uso de luz minimalista (caixa-preta);
-relações entre boneco e manipulador;

Data: de 8 a 12 de fevereiro
Horário: das 9h às 13h
Carga horária: 20 horas
Valor: R$ 300

O mundo refletido numa gota de água: (auto)- retrato na criação de um espetáculo

Ministrante: Yael Karavan, atriz e dançarina israelense. Em sua pesquisa para a criação de um método autêntico de treinamento e uma
linguagem física de expressão que liga leste e oeste, teatro e dança, Yael Karavan estudou com mestres e performers de todo mundo, incluindo Anton Adassinski e Tanya Khabarova, do teatro Russo Derevo; Philippe Gaulier, Philippe Genty, Monica Pagnieux, Jerzy Winnicki do Grotowski Centre, Nigel Charnock do DV8, Sue Morrison, Butoh Kazuo Ohno, Tadashi Endo, Carlotta Ikeda, Yumiko Yoshioka, Akiko Motofuji, entre outros. Ela é integrante das companhias Derevo, Mamu Dance Centre, Tem-Pen Chi e Adapt- Theatre Picture Collision.

Conteúdo:  Yael Karavan explora nessa oficina algumas das ferramentas desenvolvidas no processo de criação de seu espetáculo solo. Desenhando nos elementos da Dança, do teatro físico, do Butoh e da mímica, ela explora algumas questões chave e oferece uma paleta de ferramentas e possibilidades para o performer e seu processo criativo: ´presença', metamorfose, ritmo, intenção, imagens e contraponto, assim como se relacionar criativamente com o material, objetos e espaço, particularidades e desafios do espetáculo solo. Ela usa diversas e ricas abordagens para facilitar a ´viagem imaginativa' do performer e de seu público, com objetivo de criar um vocabulário gestual pessoal de cada ator/dançarino na criação de seu "auto-retrato" na performance solo.

Data: de 8 a 12 de fevereiro
Horário: das 14h às 18h
Valor: R$ 300