Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #164
abril de 2013

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
Notícias
Lia Renha ministra curso de cenografia gratuito em Fortaleza 01/12/2009
por Redação
Através do Núcleo de Produção Digital Vila das Artes, que faz parte do programa Olhar Brasil, a prefeitura de Fortaleza oferece curso gratuito de cenografia com Lia Renha, diretora de arte e cenógrafa com vasta experiência em televisão, cinema, teatro e publicidade.

Realizado em parceria com o Centro Audiovisual Norte - Nordeste, de Recife, o curso será ministrado entre os dias 7 e 11 de dezembro, na Vila das Artes.

As aulas teóricas abordarão os seguintes temas: breve noção e história da representação; o que é cenografia e sua relação com a iluminação e o ângulo de câmera; as diversas correntes cenográficas; o papel em branco - como pensar a cenografia, a função do cenógrafo; a formação acadêmica do cenógrafo; como formar a equipe de cenografia; relação do cenógrafo com o diretor de arte; o que é direção de arte; o olhar do cenógrafo através das lentes e como decupar um roteiro.

Ao fim, serão realizadas aulas práticas em que será criado um projeto de cenografia; montagem do cenário e uma gravação.

Formada em Arquitetura, Lia Renha fez curso de extensão em cenografia na Escola de Artes Visuais do Parque Laje, no Rio de Janeiro, onde foi aluna dos cenógrafos e diretores de arte Carlos Ripper e Marcos Flaksman.

Para teatro, ela já produziu, entre outros, cenários para Odeio Hamlet, Algemas de ódio e O homem da pizza. Para a televisão, Renha trabalhou em episódios da TV Pirata, Comédia da vida privada, nas minisséries Dona Flor e seus dois maridos, Caramuru - A invenção do Brasil, O auto da compadecida e Hoje é dia de Maria e em programas como Irritando Fernanda Young, entre outros. No cinema, Um trem para as estrelas, Dias melhores virão e Os normais são alguns dos filmes em que Renha trabalhou.

Os candidatos devem ser profissionais do audiovisual com experiência em direção de arte, cenografia e cenotecnia ou estudantes de Arquitetura com experiência em cinema e TV.

As inscrições vão até 3 de dezembro e devem ser feitas na Vila das Artes, que fica na Rua 24 de maio, 1.221, Centro, das 9h às 13h e das 14h às 20h. É necessário apresentar uma foto 3x4, currículo resumido e preencher a ficha de inscrição. Os candidatos também podem enviar carta de intenção e currículo para o e-mail: npdfortaleza@gmail.com.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (85) 3252-1444.