Luz & Cena
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Edição #164
abril de 2013

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Notícias
Workshop sobre luz e cor, com Osvaldo Perrenoud, no Rio 05/08/2009
por Redação
Nesta quinta-feira (6/8), Osvaldo Perrenoud, iluminador, professor do Instituto de Pós-Graduação (Ipog) e colunista da revista Luz & Cena, vai dar um workshop sobre cor e luz no Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação (Iatec), no Rio de Janeiro. O objetivo é mostrar, na prática, a sensação das misturas de cor-luz e cor-pigmento transparentes e suas influências sobre a cor-pigmento.

O workshop será realizado das 10h às 18h e custa R$95. Os interessados podem se inscrever através do site www.iatec.com.br ou na sede do Iatec, que fica na Av. Érico Veríssimo, 999, cobertura 302, Barra da Tijuca. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2486-0629.

Veja a ementa do curso:

 Cor e História
 Teoria das Cores
 Definição de Cor
 A visão e seus processos
 Definição de Cor-Luz
 Lâmpadas e Temperatura de Cor
 IRC - Índice de Reprodução de Cores
 Filtros
 Círculos Cromáticos e formas de representação das cores
 Cores primárias (geratrizes): cores indecomponíveis
  o Pigmento opaco (síntese substrativa) - RYB - VM AM AZ
  o Pigmento transparentes - CMY - CI MG AM
  o Luz (síntese aditiva) - RGB - VM VD AZ
  o Outras sínteses
 Cor pura
 Cor secundária: formada em equilíbrio pela mistura de duas primárias
 Cor terciária: intermediária entre uma primária e uma secundária
 Cor complementar de X: possui em seus componentes as cores primárias que a cor X não tem.
 Cores Quentes: VM, AM, MG e LR. Crominância e luminosidade: Ressaltam com fundo PR
 Cor Fria: AZ, VD, VI, Carmins. Crominância e luminosidade: Ressaltam com o fundo BR
 Combinação de Cores:
1. cor fria / cor quente - ambas são ressaltadas
2. fria / fria - tendem a se esquentarem
3. quente / quente - tendem a se esfriarem
 A "matemática" da Cor
 Características da Cor
 Tom ,tonalidade, ou matiz : distingue uma cor da outra por estarem em diferentes
posições no espectro da radiação. Comprimento de onda. UltraVI 400nm, RX ou VI 380 - 450, AZ 450 - 500, VD 500 - 570,
AM 570 - 590, LR 590 - 610, VM 610 - 760, infra VM 800
 Valor, vigor ou luminância subjetiva: variações para um mesmo tom por acréscimo ou diminuição de preto na sua composição. Luminosidade ou brilho.
 Saturação ou croma: variações para um mesmo tom por acréscimo ou diminuição de branco na sua composição. Pureza da cor, a cor pura tem 100% de saturação, o branco puro tem 0% de saturação
 Harmonia
 Contraste
 Dinâmica e dimensão da Cor
 Psicologia da Cor
 Prática em Cor-Luz: Misturas, Sombras Coloridas, Pós-cor.
 Prática:
Ciclorama. Sombra chinesa. Silhueta. Pós imagens negativas
Sombra colorida. Cor-luz + cor-luz. Cor-luz em cor-pigmento