Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #164
abril de 2013

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
Notícias
Prêmio Shell divulga indicados do primeiro semestre em SP 20/07/2009
por Redação
Foram divulgados, nesta segunda-feira (20), os indicados a 22ª edição do Prêmio Shell de Teatro de São Paulo, referente às peças que estrearam no primeiro semestre do ano. Alessandra Domingues concorre com duas peças na categoria iluminação: Raptada pelo raio e . Ela disputa com Rodolfo García Vázquez, por Justine.

O espetáculo Raptada pelo raio foi o recordista de indicações. Além da indicação na categoria iluminação, a peça concorre nas categorias autor (Pedro Cesarino) e cenário (Simone Mina). A disputa pelo prêmio de melhor cenário é com Daniela Thomas, por Viver sem tempos mortos, e, na de melhor autoria teatral, com Eduardo Ruiz, pela peça Chorávamos terra ontem à noite.

Na categoria figurino, concorrem Gabriel Villela por Vestido de noiva e Inês Sacay por Réquiem. Neste primeiro semestre, a indicação de categoria especial é para a Cia. São Jorge de Variedades, pela pesquisa e criação do espetáculo Quem não sabe mais quem é, o que é e onde está, precisa se mexer.

Para cada edição, são divulgadas duas listas de indicados. Os espetáculos selecionados nesta primeira fase estrearam em São Paulo entre janeiro e junho de 2009 e completaram o número mínimo de apresentações para serem elegíveis (nesse caso, 24), conforme mudança anunciada no início do ano para essa edição do prêmio.

Os vitoriosos de cada categoria receberão uma escultura em metal do artista plástico Domenico Calabroni, com a forma de uma concha dourada, inspirada no logotipo da Shell, e uma premiação individual de R$ 8 mil.

Criado em 1989, o Prêmio Shell de Teatro é ponto de referência nos palcos brasileiros. Ele é oferecido aos maiores destaques do ano, no Rio de Janeiro e em São Paulo, separadamente, em nove categorias - Autor, Diretor, Ator, Atriz, Cenografia, Iluminação, Música, Figurino e Categoria Especial.

O júri de São Paulo é formado por Kil Abreu (jornalista e pesquisador do teatro), Valmir Santos (jornalista), Marici Salomão (autora teatral e jornalista), Mario Bolognesi (professor e pesquisador de teatro) e Noemi Marinho (atriz, dramaturga e diretora).

Em janeiro serão conhecidos os indicados do segundo semestre e, no início de 2010, os vencedores do Prêmio Shell de Teatro de São Paulo.

Confira abaixo a relação completa dos indicados do primeiro semestre do Prêmio Shell de Teatro de São Paulo:

Autor
Eduardo Ruiz por Chorávamos terra ontem à noite
Pedro Cesarino por Raptada pelo raio

Direção
Francisco Medeiros por Réquiem
Marco Antonio Rodrigues por Querô, uma reportagem maldita
Rodolfo García Vázquez por Justine

Ator
Eduardo Okamoto por Eldorado
João Miguel por

Atriz
Betty Faria por Shirley Valentine
Fernanda Montenegro por Viver sem tempos mortos
Juliana Galdino por Comunicação a uma academia

Cenário
Daniela Thomas por Viver sem tempos mortos
Simone Mina por Raptada pelo raio

Figurino
Gabriel Villela por Vestido de noiva
Inês Sacay por Réquiem

Iluminação
Alessandra Domingues por Raptada pelo raio
Alessandra Domingues por
Rodolfo García Vázquez por Justine

Música
Bruno Perillo por Querô, uma reportagem maldita
Daniel Maia por Vestido de noiva

Categoria especial
Cia. São Jorge de Variedades pela pesquisa e criação do espetáculo Quem não sabe mais quem é, o que é e onde está, precisa se mexer