Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #164
abril de 2013

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
Notícias
Inscrições abertas para oficina gratuita de iluminação em Natal 13/07/2009
por Redação
Estão abertas as inscrições para a Oficina de Iluminação para Teatro com o iluminador Ronaldo Costa, mestrando pelo programa de pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Promovida pela Funarte, com apoio da Fundação José Augusto e do Teatro Alberto Maranhão, a oficina é gratuita e tem carga horária de 30 horas, divididas em cinco aulas entre os dias 23 e 29 de julho, a partir das 17h.

A oficina é voltada para o ensino instrumental de aspectos técnicos e tecnológicos da iluminação cênica e vai abordar conteúdos históricos, estéticos, artísticos, e científicos da área. O objetivo é capacitar agentes cênicos para o papel da iluminação na construção de um espetáculo. Entre os tópicos a serem abordados estão: eletricidade básica; variáveis da luz; histórico da luz no teatro ocidental; equipamentos de iluminação cênica mais utilizados nos teatros do Brasil; sistemas analógico e digital; instalações luminotécnicas provisórias; princípios básicos de iluminação; segurança no trabalho e etapas de um projeto de luz.

A turma terá entre seis e vinte alunos que devem ter no mínimo 18 anos de idade e alguma experiência nas áreas de artes cênicas, fotografia, vídeo ou espetáculos de entretenimento.

A oficina será realizada no Teatro Alberto Maranhão, que fica na Praça Augusto Severo, Ribeira, Natal. Para concorrer a uma vaga, basta comparecer ao teatro munido de um currículo que comprove experiência na área das artes visuais e preencher uma ficha de inscrição.

Outras informações podem ser obtidas com Sônia Lima ou Ana Lídia pelo telefone (84) 3232-9702.