Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #164
abril de 2013

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
Notícias
Exposição resgata história da Escola de Artes Visuais, no Rio 18/06/2009
por Redação
Com curadoria de Heloisa Buarque de Hollanda e Helio Eichbauer, a exposição O jardim da oposição, que será inaugurada nesta sexta-feira (19/6), mostrará parte significativa da produção artística e cultural realizada na Escola de Artes Visuais (EAV), no Parque Lage, no Rio de Janeiro, entre os anos 1975-1979.

A exposição, que tem patrocínio da Secretaria de Cultura, através do Edital de Artes Visuais 2008, contará com registros audiovisuais - projeções de filmes Super 8 de época, curtas e entrevistas - documentos impressos, fotografias do período, iconografia, eventos de poesia e debates. Também haverá a remontagem da exposição de gravuras 14 para viagem, com trabalhos de professores que atuavam no Parque Lage. O jardim da oposição, segundo os curadores, é uma homenagem ao artista plástico Rubens Gerchman, criador da  EAV.

Na segunda metade da década de 1970, a Escola de Artes Visuais reuniu cerca de 40 artistas renomados, oferecendo 65 oficinas, que formaram mais de dois mil alunos. Construiu-se um ambiente transdisciplinar do qual participaram artistas e intelectuais de peso, como Helio Eichbauer, Lina Bo Bardi, Roberto Magalhães, Celeida Tostes, Sergio Santeiro, Lygia Pape, Alair Gomes Claudio Kuperman, entre outros.

- A EAV, por volta de 76, ao lado do MAM, já era considerada a grande usina cultural do Rio de Janeiro. Foi na EAV que a poesia marginal, a mais importante expressão literária de resistência, encontrou seu espaço de criação e de realização de performances em eventos que reuniam um enorme público jovem em torno da literatura, coisa até hoje praticamente inédita no mercado literário. Foi na EAV que Francisco Bittencourt sediou nossa primeira revista gay, Lampião. Foi ali que os psicanalistas da vanguarda lacaniana sediaram a Escola Freudiana do Brasil. Foi na EAV que o maestro e compositor Joachim Kollreutter organizou os históricos concertos de música dodecafônica. Enfim, a vida cultural do Rio e do Brasil foi impulsionada pela EAV naquela época - avalia Heloisa Buarque, curadora e idealizadora da exposição.

A exposição será montada em quatro ambientes. No primeiro, a apresentação da exposição, com painéis e textos históricos: folder de abertura da Escola, o texto que dá nome à exposição O Jardim da Oposição, de Wilson Coutinho, escrito em 1989, fotografias e iconografia da época.

O segundo ambiente abrigará a remontagem da exposição de gravuras 14 para Viagem, que na época reuniu professores da Escola de Artes Visuais como Antonio Grosso, Avatar Moraes, Eduardo Sued, Rubens Gerchman e Helio Eichbauer, entre outros.

Em outra sala serão realizadas exibições de filmes do curso Oficinema, de Sergio Santeiro, com depoimentos de Santeiro e de Xico Chaves; além de registros fotográficos de shows de música com Caetano Veloso, Gilberto Gil, Milton Nascimento e Fagner, entre outros. Estes shows, montados por Xico Chaves a partir do projeto Verão a Mil, também conhecido como Tenda Voadora, aconteciam sob uma grande tenda de lona, feita de antigos pára-quedas de guerra, armada nos jardins do Parque Lage, e reuniam cerca de 1.500 pessoas por evento. O formato destes eventos inspirou a montagem, logo depois, no Arpoador, do primeiro Circo Voador, projeto cultural que até hoje é uma referencia para a cidade. Nesta sala, também estarão os registros dos eventos de poesia, como Pipa, de Xico Chaves e da Oficina de Artes do Fogo, de Celeida Tostes.

No quarto ambiente haverá uma sala de projeções com filmes e montagens multimídia como, por exemplo, o registro inédito da obra Uirapuru, happening a partir do poema sinfônico de Villa-Lobos, produzido pela artista plástica Neide Dias de Sá, com depoimentos do cenógrafo Marcos Flaksman, responsável pela oficina de cenografia na época, e do próprio Eichbauer. Os registros fotográficos são de Celso Guimarães, professor de fotografia da EAV, e de Beth Pereira, fotógrafa e artista plástica que na década de 70 cursava a oficina Pluridimensional. O projeto da exposição é assinado por Eichbauer e Luiz Henrique Sá.

Serviço

O jardim da oposição

De 19 de junho a 30 de agosto

De segunda a quinta, de 9h às 22h

Sextas, sábados e domingos, das 9h às 17h