Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #164
abril de 2013

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
Notícias
Workshop com o cenógrafo espanhol Ramon B. Ivars 04/05/2009
por Redação
Começa hoje e vai até 10 de maio, em São Paulo, a IV Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo, que este ano receberá 200 artistas de 12 companhias de sete países. Pelo segundo  ano consecutivo, a mostra abre espaço para reflexões sobre a cena com a  participação da Oistat Brasil (Organização Internacional de Cenógrafos, Técnicos e  Arquitetos Teatrais no Brasil), que promove, nos dias 6 e 7, o workshop A Matéria dos  Sonhos com o cenógrafo espanhol Ramon B.  Ivars, e, no dia 8, uma mesa-redonda com com cenógrafos e figurinistas de vários países.

Sob o tema Tradição e atualidade, a mostra recebe grupos que estão entre os mais antigos do movimento como o Galpão, de Minas Gerais; o Yuyachkani, do Peru,e o El Galpón, do Uruguai, fundado em 1949, que completa 60 anos de trajetória. Outros são bem jovens, como o Concreto, de Brasília, e A Tropa do Balacobaco, de Pernambuco. Pela primeira vez, a cidade de São Paulo é representada por um grupo, o Brava, de teatro de rua, um dos ganhadores do Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro.

Todos os espetáculos são inéditos, com exceção de Volta ao Dia, da Cia. Brasileira de Teatro de Curitiba, que teve uma minitemporada na cidade em março de 2004, e de A Brava, da Brava Companhia, de São Paulo, apresentada no ano passado. Além das peças,todas as companhias farão uma Demonstração de Trabalho, apresentando para o público e demais grupos, de forma prática, seus processos de criação.

A mostra editará diariamente uma publicação com críticas dos espetáculos do dia anterior - com versões em português e espanhol -, além de notas e informações sobre o evento. Outra novidade é o Espaço da Mostra, que abrigará a banca com diversas publicações, exposições de fotos, artigos e vídeos sobre as edições anteriores e uma área de convivência.

No Espaço, no dia 9, haverá os lançamentos da Revista Subtexto no. 5 e da coleção Cadernos de Dramaturgia do Galpão Cine Horto, ambos editados pelo Grupo Galpão, em parceria com a Editora Argvmentvm.

O evento ocupa os espaços do Centro Cultural São Paulo, na capital paulista, e é organizada pela Cooperativa Paulista de Teatro. A Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo dá continuidade ao trabalho realizado pela Cooperativa Paulista de Teatro, desde 1997 com a 1ª Mostra Brasileira de Teatro de Grupos, seguida da 2a Mostra Brasileira de Teatro de Grupo, em 1998, e que ganhou nova dimensão com as Mostras realizadas a partir de 2006, com o patrocínio da Petrobras.

Todas as atividades da mostra são gratuitas. Para o workshop com Ramon B. Ivars, é necessário se inscrever até hoje (4/5) enviando um e-mail para oistatbr@gmail.com com ase seguintes informações:


Nome:

Endereço:

Telefone:

Profissão:

Breve  currículo:

Por que  deseja fazer a oficina?

Veja abaixo mais detalhes dos eventos paralelos à mostra, promovidos pela Oistat Brasil. Confira o resto da programação da mostra no site: www.mostralatinoamericana.com.br.

WORKSHOP - A  Matéria dos Sonhos, com o cenógrafo Ramón B. Ivars

Oficina interdisciplinar de  dramaturgia espacial para desenhistas e  intérpretes.
Objetivo: Praticar a leitura  dramatúrgica e a transformação de um espaço  encontrado.
Público  alvo:  cenógrafos, iluminadores, figurinistas, atores, bailarinos, performers.
Local: Espaço arquitetônico, não  teatral, com vários ambientes diferentes que permitam a variedade do jogo  cênico. O espaço do Centro Cultural será usado em suas áreas  disponíveis.
Descrição: Transformar plasticamente um  espaço escolhido em um espaço mais adequado para que um personagem possa  interpretar dois textos completamente distintos (Macbeth ^ Ato V ^  Cena V e Sonhos de  uma noite de verão ^ Ato II ^ Cena I) com a mínima troca  estética possível e a máxima economia de meios.

Ramón B. Ivars trabalha desde  que 1972 como cenógrafo e figurinista para ballet, ópera e teatro. É também  diretor teatral, de TV e de Cinema na Europa. Pemiado em 1982 com o  Catalan  National Theatre Award. Cenógrafo da abertura e da cerimônia de fechamento da Paraolimpíada de Barcelona, 1992. Atualmente é professor de  cenografia e de projeto do traje no Institut del Teatre, em Barcelona. Em julho 2007 recebeu, como curador da Mostra da Espanha na Quadrienal de Praga,  o diploma da honra para o segmento de arquitetura  teatral.

Programação:
Dia 6
16h às  19h  - apresentação da oficina / criação dos grupos / seleção dos espaços / reuniões  de dramaturgia / decisões de desenho/ projeto / busca de  materiais

Dia 7
10h às 16h (com  intervalo para almoço) - Montagem e ensaios / apresentação ao público (se  possível).
16h30 às 17h30 - Demonstrações de trabalhos

Local: Espaço das Oficinas (anexo ao  espaço da mostra) - Centro Cultural São Paulo

MESA-REDONDA - Do projeto à realidade: a  transposição das primeiras imagens do processo criativo para a realização da  obra na produção teatral contemporânea.com a participação especial do cenógrafo Ramon B. Ivars e será mediada pelo diretor  teatral José  Henrique Moreira, coordenador da Oistatbr. Ainda farão parte  mais três cenógrafos e figurinistas de outros países.

Dia 08, 10h às 12h30

Local: Sala Adoniran Barbosa - Centro Cultural São Paulo

Serviço: IV Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo - De 4 a 10 de maio de 2009 - Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1.000 - Paraíso - CEP 01504-000 - São Paulo - SP
Atendimento ao público: tel. (11) 3397.4000