Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #164
abril de 2013

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
Notícias
Morre o diretor de fotografia Jack Cardiff 23/04/2009
por Redação
O diretor e fotógrafo de cinema britânico Jack Cardiff morreu aos 94 anos na última quarta-feira. De acordo com a família do cineasta, ele teria morrido devido a uma breve doença.

Cardiff recebeu um Oscar por Narciso negro, em 1948, e um Oscar honorário em 2001. Seu reconhecimento profissional deu-se com a direcção de fotografia de Idílio cigano (1937), primeiro filme em Technicolor rodado na Europa e um dos primeiros papéis importantes do ator Henry Fonda.

Foi diretor de fotografia de Uma aventura na África (1951), de John Huston; Sob o signo de Capricórnio (1949), de Alfred Hitchcock; Os amores de Pandora (1951), de Albert Lewin; A condessa descalça (1954), de Joseph L. Mankiewicz; Guerra e paz (1956), de King Vidor, O príncipe e a corista (1957), de Laurence Olivier, entre outros.

Filho de dois artistas de teatro de revista, ele cresceu no teatro e teve uma carreira de 90 anos no show business. Passou a trabalhar na produção de cinema, como mensageiro, em The Informer, de 1928, depois como cinegrafista, e mais tarde como diretor de fotografia.

Em 2001, ele participou de uma entrevista com leitores no site de notícias da BBC, na qual revelou que, se não tivesse trabalhado com cinema, teria sido pintor.  Boa parte de seu trabalho foi inspirado nos pintores impressionistas.  O diretor Martin Scorsese descreveu a sequência de dança de 18 minutos no filme Os sapatinhos vermelhos, de Michael Powell e Emeric Pressburger (1948), como "uma pintura em movimento."