Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #164
abril de 2013

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
Notícias
Último dia de inscrição para Festival de Teatro em Porto Alegre 17/04/2009
por Redação
Encerram-se nesta sexta, 17 de abril, as inscrições para as atividades de formação do 1º Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre, a ser realizado de 21 a 28 deste mês. O evento terá workshops, apresentações e seminários com artistas de diferentes estados brasileiros em vários locais da cidade.

As inscrições devem ser feitas no Centro Municipal de Cultura, no departamento de Coordenação de Artes Cênicas, na Av. Érico Veríssimo, 307, em Porto Alegre. Para se inscrever, é necessário apresentação do currículo e carta de intenção.

O 1º Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre é realizado conjuntamente com o Grupo Falos & Stercus e a Prefeitura de Porto Alegre, com patrocínio da Caixa Economica Federal e apoio cultural da Funarte.

Para outras informações ligue: (51) 3289-8061 ou 3289-8064.

Confira a programação:

21, 22, 23 de abril - das 18h às 22h - Teatro Renascença
Workshop Abre - alas, com os atores Naomi Silman e Ricardo Puccetti do Grupo LUME Campinas/SP

Conteúdo: Usando de pedagogia própria e com uma visão predominantemente prática, o LUME transmite seus métodos de treinamento físico e vocal para atores, o como fazer, modos de coleta de material para a cena, suas técnicas e sua ética na abordagem do trabalho teatral.  Participação de artistas locais junto aos atores do LUME (Naomi Silman e Ricardo Puccetti), para um cortejo, dentro do 1° Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre.

24 de abril - 18h30 - Teatro Renascença
Apresentação Abre-alas, com Andradas e Largo Glênio Peres

25 de abril - das 10h às 14h - Teatro Renascença
Oficina: Teatro de Rua como invasão da silhueta urbana, com André Carreira do ÀQIS (Núcleo de estudo sobre processos de criação artística, de Santa Catarina)

Conteúdo: A Noção de espaço  cênico; O teatro como invasão dos espaços da cotidianeidade  A Resignificação da silhueta urbana; teatro de rua e discursos experimentais; risco e teatralidade.

Objetivos: Refletir sobre noções contemporâneas do fenômeno do teatro de rua. Abordar questões técnicas da construção do espetáculo de rua como prática de invasão da cidade.

27 e 28 de abril - das 14h às 17h e das 18h às 21h - Teatro Renascença
Seminário: Teatro de Rua - Processos contemporâneos
* Será solicitado 1kg de alimento não perecivel para assistir ao seminário, esses serão doados ao Programa Fome Zero.

27 de abril - - Teatro Renascença

das 14h às 17h
Grupos participantes: Ói Nóis Aqui Traveiz e Falos & Stercus
Temas: Teatro de grupo: relações que definem esses grupos ou é uma circunstância que os organiza? / Que dramaturgia esses grupos tem efetivamente produzido? / Que atores os processos criativos desses grupos têm necessitado? / Que artistas o teatro desses grupos tem mobilizado? / Quais as questões propostas pela cena desses grupos? / Que riscos essa cena corre? / Que relações têm sido estabelecidas com o público? / Que público tem sido formado à medida que a cena desses grupos se forma? / Como os espaços têm determinado essas relações e como os espaços interferem nas opções poéticas?

das 18h às 21h
Mesa com André Carreira: Teatro de invação. Amir Haddad: Um teatro sem arquitetura, uma dramaturgia sem literatura e um ator sem papel. Hugo Possolo: O não-lugar do teatro. Narcisso Telles: Performatividade nas relações entre teatro e cidade.

28 de abril

das 14h às 17h
Grupos participantes: U.T.A. - Usina do Trabalho do Ator e Oigalê
Temas: Teatro de grupo

das 18h às 21h
Mesa: A fisionomia da cena de rua em Porto Alegre e as marcas de tais relações - com  Amir Haddad, André Carreira, Hugo Possollo e Narciso Telles

Grupos e convidados:

André Carreira (SC): É um dos poucos estudiosos que conseguem unir teoria e prática. Doutor em Teatro pela Universidade de Buenos Aires e professor do Centro de Artes da UDESC.

Amir Haddad (RJ): Ator, diretor de teatro e teatrólogo brasileiro, fundou o grupo Tá na Rua, um dos mais importantes grupos de teatro experimental do Brasil. Defende um teatro pautado pela critica social e reflexão. Com Zé Celso Martinez Correa e Renato Borghi, criou em 1958 o Teatro Oficina.

Hugo Possollo (SP): Palhaço, dramaturgo, jornalista, cenógrafo, figurinista e diretor. Fundador do grupo teatral Parlapatões. Coordena o Espaço Parlapatões e o Circo Roda Brasil. Recebeu o grande Prêmio da Crítica APCA pelo evento Vamos comer o Piolin. Foi Ccordenador nacional de circo da Funarte. Colabora com artigos para revista Bravo!, Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e O Sarrafo.

Narciso Telles (MG): Ator, pesquisador, doutor em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. É professor do Curso de Teatro (licenciatura e bacharelado) e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal de Uberlândia.