Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #164
abril de 2013

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
Notícias
Shell premia melhores do teatro no Rio de Janeiro 11/03/2009
por Redação
O  21º Prêmio Shell de Teatro do Rio de Janeiro foi entregue aos melhores da temporada carioca teatral de 2008 na noite da última terça-feira (10), no Oi Casa Grande. A peça Não sobre o amor, da Sutil Companhia, foi a grande vencedora entre as categorias técnicas, premiada por melhor iluminação, de Beto Bruel, e cenário, de Daniela Thomas. No quesito música, excepcionalmente, os jurados optaram por dividir o prêmio entre Delia Fisher e Jules Vandystadt, pelos arranjos (vocal e instrumental) de Beatles num céu de diamantes e Fábio Nin, por É samba na veia, é Candeia.

Sérgio Britto foi ovacionado pela plateia ao receber o prêmio de melhor ator por A última gravação de Krapp e Ato sem palavras I. Aos 85 anos, com 63 deles voltados ao teatro, ele dedicou a premiação à Isabel Cavalcanti, diretora de sua peça. Já o prêmio de melhor atriz ficou com Patrícia Selonk, pela interpretação em Inveja dos anjos. O espetáculo também ganhou o troféu no quesito autor, pelo texto de Maurício Arruda e Paulo de Moraes. Ary Coslov foi escolhido o melhor diretor por Traição.

Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a homenagem especial à atriz Ida Gomes,que morreu recentemente, por sua grande contribuição ao teatro brasileiro. A atriz Débora Olivieri homenageou a tia com versos do soneto Visita à casa paterna, de Luiz Guimarães Jr., com o qual Ida ganhou seu primeiro prêmio em 1937 e um contrato com a Rádio Nacional: "Uma ilusão gemia em cada canto/Chorava em cada canto uma saudade".

Nesta edição, fizeram parte do júri do Rio de Janeiro Sérgio Fonta (dramaturgo, diretor e ator), Tania Brandão (pesquisadora e professora de História do Teatro Brasileiro), Fabiana Valor (atriz e bailarina), além de Bernardo Jablonski (professor e roteirista) e Caique Botkay (instrumentista e compositor de músicas para teatro). Os dois últimos despedem-se do júri este ano, sendo substituídos pelo iluminador Jorginho de Carvalho e por João Madeira, que foi participante ativo na história do Prêmio Shell de Teatro e atualmente está na direção do grupo AfroReggae.


Confira a lista completa de vencedores ao 21º Prêmio Shell de Teatro do Rio de Janeiro:

Iluminação:
Beto Bruel, por Não sobre o amor

Cenário:
Daniela Thomas, por Não sobre o amor

Figurino:
Inês Salgado, por O jardim das cerejeiras

Música:
Delia Fisher e Jules Vandystadt, pelos arranjos (vocal e instrumental) de Beatles num céu de diamantes
Fábio Nin, por É samba na veia, é Candeia

Categoria especial:
Charles Möeller e Claudio Botelho, pela expressiva contribuição ao gênero musical no cenário carioca

Autor:
Maurício Arruda Mendonça e Paulo de Moraes, por Inveja dos anjos

Diretor:
Ary Coslov, por Traição

Ator:
Sérgio Britto, por A última gravação de Krapp e Ato sem palavras I

Atriz:
Patrícia Selonk, por Inveja dos anjos

Homenagem:
Ida Gomes, pela contribuição ao teatro brasileiro