Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #164
abril de 2013

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
Notícias
Curso de direção de arte em cinema na capital paulista 09/03/2009
por Redação
Estão abertas as inscrições para o curso de direção de arte em cinema com Daniela Castilho, a ser realizado no Café Teatro, em São Paulo. As aulas serão aos sábados, de 21 de março a 25 de abril, exceto dia 11, das 13h30 às 18h30, totalizando 25 horas. O número de vagas é limitado, 15.

O curso possui material didático próprio e é destinado a interessados em trabalhar com direção de arte em cinema, vídeo e audiovisual para shows. Não há pré-requisito. Entre os temas a serem abordados estão: metodologia de trabalho da direção de arte; departamento de arte (cenografia, figurino, maquiagem); a importãncia da pesquisa; o enquadramento da câmera e a luz na composição da direção de arte; audiovisual para shows musicais, videoclipes e programas de TV. Ao fim do curso será emitido certificado expedido pela Associação Cultural Educação e Cinema (Educine).

Daniela Castilho é artista plástica, designer e diretora de arte, formada em Artes Plásticas pela Universidade Mackenzie, São Paulo, com especialização em História da Arte. Desde 2005 é Coordenadora Geral da Educine.

Trabalha com fotografia e arte digital desde 1990. De 1993 a 1995, foi designer e diretora de arte de curtas-metragens premiados, dirigidos por Helena Tassara, Daniel Moreno Sant'Anna Anna e Luis Dantas, e em cinema publicitário trablhou com os diretores Walter Salles Jr, Ricardo e Léa Van Steen, Daniela Thomas, entre outros. De 1996 a 2004, trabalhou com design e arte para websites, multimídia online e vídeo. Desenvolveu projetos 3D para VRML online e add-nos para jogos para PC. A partir de 2005, passou a lecionar fotografia digital (still) e direção de arte em cinema.

O curso de direção de arte em cinema foi criado em 2005 e ministrado no Espaço Cultural Planeta Tela, na ONG Propensar e na ONG Ação Educativa, através da Educine. Daniela já ministrou palestras sobre cinema no Espaço Cultural Planeta Tela, no Seminário de Direção Audiovisual Educine, no SENAC-SP (para os alunos do curso de audiovisual) e na Oficina Cultural Carlos Gomes (Limeira). 
 
O Café Teatro fica na Rua Dr Vila Nova, 241 (ao lado do SESC Consolação, próximo à Universidade Mackenzie e da estação de metrô Santa Cecília). Para mais informações: danielacastilho@gmail.com
 NOTÍCIAS RELACIONADAS
Cursos de direção de arte e de fotografia, em São Paulo (21/07/2008)