Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #164
abril de 2013

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
Notícias
Curso de iluminação cênica em Pernambuco 04/03/2009
por Redação
Estão abertas as inscrições para o Curso de Formação de Técnicos em Iluminação Cênica, realizado pela 9 Produções Artísticas. O curso, que tem o incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura - Funcultura, é gratuito e conta com 25 vagas, sendo 20 para alunos regulares/integrais e 5 para ouvintes. As inscrições vão até 10 de março e só poderão ser feitas pela internet, através do site www.9producoes.com.br. O curso será realizado de 16 de março a 30 de julho, de segunda a quinta, das 19h às 22h, no SESC Santo Amaro.
 
Os candidatos inscritos passarão por um processo de seleção, que inclui entrevista com os coordenadores do projeto, onde será levado em conta a intenção do candidato, sua disponibilidade, interesse e comprometimento em fazer o curso. Será dada preferência aos candidatos que beneficiarem grupos amadores, grupos da Região Metropolitana do Recife e, principalmente, do interior do estado.

O objetivo do curso é inserir novos profissionais bem capacitados no mercado da cena artística de Pernambuco. As aulas, em um total de 215 horas, vão aliar teoria e prática. Quanto à teoria, Dado Sodi, coordenador do projeto, afirma: "certamente, é nesse campo onde mais falta um aprofundamento na área técnica local. Por isso, elaboramos um curso que tem uma forte carga teórica e que propõe a discussão sobre o tema e a atual situação da classe em Pernambuco".

Segundo Saulo Uchôa, produtor do projeto e professor do curso, o foco será formar técnicos criadores que, no seu processo de formação, tenham contato com iluminação para teatro, dança, circo e ópera, alem de shows e vídeos, cada uma com sua especificidade no momento da criação, montagem e execução. "Os alunos farão visitas técnicas a montagens de espetáculos locais e também os que estejam de passagem por Recife, incluindo shows musicais. Outro fator importante é que eles terão a possibilidade de experimentar os equipamentos e estruturas reais de um teatro, através da parceria com o Centro de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas Apolo-Hermilo", adianta Saulo.

Na disciplina Luz e Processo Criativo, que será ministrada por ele, serão convidados profissionais das mais variadas expressões para uma "Conversa Iluminada", momento de discussão do processo criativo de cada um deles. "Não podemos formar artistas, mas daremos aos alunos as ferramentas e estímulos necessários para ativar a criatividade, através da vivência e interação em processos criativos com diversos profissionais da área", esclarece Dado Sodi.

A 9 Produções Artísticas pretende no futuro promover cusos em áreas como cenografia, sonoplastia e maquiagem. "Não pensamos em terminar por aqui. Já estamos elaborando um novo projeto para a segunda etapa desse curso, onde o foco será as novas tecnologias da luz, processos digitais e iluminação de alta tecnologia", revela Saulo Uchôa.

Quem quiser acompanhar as atividades da 9 Produções, incluindo as novidades do curso, basta enviar um e-mail em branco para cadastro@9producoes.com.br ou visitar o site: www.9producoes.com.br.

Confira abaixo as disciplinas e os professores do curso:

História das Artes: José Manoel
Ética e Mercado: Galiana Brasil
Teoria da Iluminação Cênica: João Denys
Laboratório de Iluminação I: Eron Vilar
Eletricidade / Laboratório de Iluminação II: Sávio Uchôa
Elaboração de Projeto de Iluminação / Luz e Processo Criativo: Saulo Uchôa
Óptica e Processo Visual: Alcione Almeida (Professora de Técnica em Óptica)
Segurança no Trabalho: Marcio André (Técnico em Segurança no Trabalho)