Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #164
abril de 2013

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
Notícias
Robert Wilson será tema de palestras e oficinas em SP 15/01/2009
por Redação
Durante o mês de janeiro, Robert Wilson será tema de diversas atividades culturais no Sesc Pinheiros, em São Paulo. O encenador é um dos maiores nomes do teatro experimental no mundo.

Nos dias 16 e 23, o coletivo Urubus fará a performance Corpos Pintados, com duração de aproximadamente quatro horas, tendo como fio condutor a idéia do "tempo dilatado". Tendo como referência os lugares envolvidos nos deslocamentos dos performers, artistas convidados farão intervenções em sua trajetória e corpos, através da pintura corporal. A concepção é de Carol Pinzan e as apresentações ocorrerão no térreo, a partir das 18 horas.

No dia 30, às 19h30, acontecerá a mesa-redonda A arquitetura cênica de Robert Wilson, que pretende traçar um panorama sobre a trajetória e as contribuições do encenador nos últimos 40 anos. A idéia é refletir sobre a pertinência das obras que ainda influenciam. Foram convidados para compor a mesa o Prof. Dr. Luiz Fernando Ramos (ECA-USP), a Profa. Dra. Ingrid Dormien Koudela (ECA-USP), o diretor teatral Lennerson Polonini, e o curador do festival riocenacontemporanea, Fabio Ferreira. A mediação será do Dr. Marcos Bulhões (UFRN). O evento oferece 100 vagas e será realizado na Sala de Oficinas, no 2° andar.

Marcos Bulhões dará a oficina Acupuntura Poética: Robert Wilson e a pedagogia da cena contemporânea, no dia 31, das 10h30 às 18h. Nela, a poética teatral do encenador será o ponto de partida para a criação cênica. Textos, imagens e registros do artista serão analisados a fim de basear a elaboração de novas imagens e roteiros, em exercícios que visam ao debate sobre os aspectos da escritura cênica pós-dramática. Serão 25 vagas e os interessados devem se inscrever pessoalmente na Sala de Leitura. A oficina será na Sala de Oficinas, 2° andar.

Além disso, a exposição Voom Portraits reúne vídeo-instalações criadas a partir da iluminação característica de Bob Wilson e seus critérios de produção e que utilizam uma linguagem teatral minimalista. Imagens encontradas na história das artes se tornaram parâmetros para a produção destes retratos. Os sujeitos de Robert Wilson são situados em narrativas criteriosamente construídas ou apropriadas, que, apesar das variações sofridas, se caracterizam sempre como biografias poéticas de quem foi retratado. A exposição é aberta ao público de terça a sexta, das 10h30 às 21h30; sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 18h30; até o dia 01/02.

O Sesc Pinheiros fica na rua Paes Leme, 195. Pinheiros, São Paulo.
Saiba mais em: www.sescsp.org.br