BUSCA
  M&T on-line   em Revistas
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da M&T em seu computador
gravar senha

Edição #239
agosto de 2011
 Revista
Índice da Edição
Audio-Technica AT4080
Coincidindo com esta época em que estivemos falando a fundo dos microfones de fita, tive a felicidade de receber para análise um microfone que justamente usa esta tecnologia, só que com diversos aprimoramentos - o Audio-Technica AT4080.

 Colunas
Lugar da verdade
Trabalhando nas alturas
No seu home studio
Como funcionam os compressores
Plug-ins, etc.
O conceito de plug-in de software - parte 2

 Serviços
Áudio Teste
Downloads
Galeria de Fotos
Cursos
Agenda
Hot Links
Classificados
Loja M&T
Anuncie
Expediente
As novidades da M&T em seu computador

 Enquete
Você tem interesse em utilizar o iPad, tablet da Apple, em suas produções fonográficas?
Sim, pois ele possui recursos que valem ser testados.
Sim, sendo que já utilizei e conquistei bons resultados.
Sim, pois é uma ferramenta útil. Por outro lado, não é autossuficiente.
Não, pois não acredito que poderá acrescentar algo ao meu trabalho.
Não. Jamais utilizaria ferramentas deste tipo.
 
Enquetes anteriores
terça-feira, 1 de junho de 2010
 Lugar da verdade voltar 
VU: ferramenta antiga, mas muito saudosa por Enrico de Paoli
Eles estavam em toda a parte. Nos amplificadores de potência, em gravadores cassete e, até, nos populares "três em um". São os famosos ponteirinhos, formalmente chamados de VU (voltage unit). Eles existiam, justamente, por conseguirem mostrar a variação do volume do áudio na mesma velocidade que nossos ouvidos percebiam o som. Os VUs, então, com seus 0db calibrados para um determinado valor, permitiam que lêssemos o volume da música na qual estávamos trabalhando.

Mas que importância isso tem? Hoje em dia, trabalhamos com áudio digital. A preocupação dos fabricantes dos sistemas é para que os usuários não clipem o sinal. Já sabemos que em áudio digital não existe depois do 0db. Logo, se algo tentar ultrapassar o teto máximo, a ponta da onda é automaticamente clipada, ou cortada fora, causando um aquadradamento que, como sabemos, também gera um som terrível. E os VUs?

Pois é. como os sistemas digitais só utilizam os Peak Meters, estes medem apenas os picos do áudio e da música, e não o nível médio de volumes, conforme nossos ouvidos escutam. Após a mixagem, você já se perguntou o porquê de cada música estar com um volume diferente? Simples! Todos nós queremos, ou deveríamos querer, gravar o áudio o mais quente (alto) possível. Então, fazemos de tudo para os nossos meters registrem quase no máximo, mas sem chegar ao vermelho. Se temos uma música com picos extremamente rápidos, imperceptíveis à velocidade dos nossos ouvidos, mantemos o áudio baixo o suficiente para que esses picos não alcancem o vermelho. Em uma música sem esses picos, conseguimos fazer com seu volume seja mais alto, sem que pico nenhum chegue perto do 0db (vermelho digital). 

Porém, quando mixamos uma música, não estamos sempre a comparando com as outras do disco já mixadas. No final do projeto, ao ouvirmos todas as faixas, nos deparamos com a triste surpresa de que cada mix soa com um volume diferente. Inevitavelmente, tendemos a gostar mais das que soam mais alto, e menos das mais baixas. Saudades das velhas agulhinhas, ou ponteirinhos? Para isso eles serviam...

Se você se habituar a mixar sempre medindo o volume da sua música pelos VUs, terá muito mais noção do nível médio de cada mix. Mas onde encontrar VUs hoje em dia?  Dentro dos próprios softwares. Existem VUs em plug-ins da Waves, Bomb Factory, PSP, entre outros. VUs: antigos sim, antiquados nunca.

Enrico De Paoli é engenheiro de gravação, mixagem e masterização de música. Créditos incluem de Ray Charles a Djavan. Em breve, mais um grande disco sendo terminado!  cartas@enricodepaoli.com.
Versão para impressão de
“Lugar da verdade: VU: ferramenta antiga, mas muito saudosa” Envie este artigo
para um amigo
 SOBRE O AUTOR
Enrico De Paoli é engenheiro de gravação e mixagem ou sound designer. Agora com seu INCRIVEL MUNDO das MIXAGENS, recebe projetos de todo o país para serem mixados, de forma que o cliente fica online

Para entrar em contato, escreva para cartas@enricodepaoli.com.

 ARTIGOS RELACIONADOS - LUGAR DA VERDADE
Realizações e conquistas - 04/03/2009)
Tudo é fácil quando se sabe - 09/06/2006)
"Me vê um estúdio, por favor. Pra viagem." - 06/10/2010)
Cuidado com o compressor (ele é um amigo traiçoeiro!) - 10/07/2011)
O que pode e o que não pode - 11/01/2010)

Outros artigos publicados em Colunas
Áudio Música & Tecnologia © Copyright 2000 / 2024 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Est. Jacarepaguá, 7655 salas 704/705 - Rio de Janeiro - RJ CEP: 22753-900 - Telefone: 21 2436-1825