BUSCA
  M&T on-line   em Revistas
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da M&T em seu computador
gravar senha

Edição #239
agosto de 2011
 Revista
Índice da Edição
Audio-Technica AT4080
Coincidindo com esta época em que estivemos falando a fundo dos microfones de fita, tive a felicidade de receber para análise um microfone que justamente usa esta tecnologia, só que com diversos aprimoramentos - o Audio-Technica AT4080.

 Colunas
Lugar da verdade
Trabalhando nas alturas
No seu home studio
Como funcionam os compressores
Plug-ins, etc.
O conceito de plug-in de software - parte 2

 Serviços
Áudio Teste
Downloads
Galeria de Fotos
Cursos
Agenda
Hot Links
Classificados
Loja M&T
Anuncie
Expediente
As novidades da M&T em seu computador

 Enquete
Você tem interesse em utilizar o iPad, tablet da Apple, em suas produções fonográficas?
Sim, pois ele possui recursos que valem ser testados.
Sim, sendo que já utilizei e conquistei bons resultados.
Sim, pois é uma ferramenta útil. Por outro lado, não é autossuficiente.
Não, pois não acredito que poderá acrescentar algo ao meu trabalho.
Não. Jamais utilizaria ferramentas deste tipo.
 
Enquetes anteriores
quarta-feira, 1 de abril de 2009
 Lugar da verdade voltar 
Outros Carnavais por Enrico de Paoli
Em qualquer lugar do mundo, quando se fala em Carnaval se imagina Rio de Janeiro. Aqui no Brasil, o Carnaval é praticamente dividido em duas culturas: o Carnaval carioca e o Carnaval baiano. Estes não competem entrem si, tamanhas as diferenças em seus estilos. E os outros... são os outros. Pouco falados. Pouco lembrados. Normalmente são opções para quem quer "fugir de Carnaval".  Já estive trabalhando no áudio do Carnaval carioca com a Gabisom, e frequentei vários anos o evento. Também conheci o making-of do movimentadíssimo Carnaval de Salvador e toda a hospitalidade que me foi oferecida pelos meus amigos responsáveis pelos trios. Até este ano, pra mim, os outros eram os outros.

Na sexta-feira, ao contrário do fluxo do país, voei para fora do Rio. Fui conhecer o Carnaval paulistano. Minha idéia não é exatamente compará-lo ao do Carioca, mas lembrar aqui a beleza das diferenças deles, que está justamente em suas sutilezas. O povo carioca tem, por natureza, uma característica esperta. Não acho isso de todo bom. Tem seu charme e segurança em diversas situações, mas pode gerar uma sensação negativa em outras. Porém, no Carnaval, isso soa bem. Como dizem, tem suingue e malícia. O paulistano é organizado e educado, mais sério. No Carnaval, essas características resultam numa timidez que deu a mim uma impressão leve, muito bonita.

Não nasci no morro, tampouco entendo muito de samba. Mas não é difícil perceber as diferenças. Talvez seja como comparar o futebol europeu ao brasileiro. Mas vale lembrar que não entendo praticamente nada de futebol também (risos). A avenida é mais tranquila. Não sei se mais organizada seria a maneira certa de falar. Talvez, por tudo aparentar ser um pouquinho menor, tive uma sensação aconchegante.

E o áudio? O áudio do Carnaval carioca é grandiosamente feito pela Gabisom. O áudio do paulistano ficou durante muito tempo sob responsabilidade da Transasom. Ambas empresas, pessoais e equipamentos, são familiares meus, de outros eventos. Há alguns anos, o Carnaval paulistano tem sido sonorizado pela CF-Eventos, que tem tradição de outros eventos carnavalescos e da Formula 1 há várias temporadas. Então, além de visitar um Carnaval desconhecido pra mim, conheci um pessoal novo no making-of do evento.

A CF-Eventos, de Antonio Machado e Mario Fanucchi, fez para o Desfile das Escolas de Smaba uma parceria com a brasileira fabricante de PAs Staner (representada in-loco pelo engenheiro de sistemas sr. Maturano). A CF entrou com o equipamento de mixagem, processamento de delays e pessoal. Como a área a ser sonorizada é muito maior do que qualquer show convencional, a fabricante Staner forneceu  as caixas de som para toda a avenida, platéia e carros de som.

O timbre da avenida estava bem agradável com o line array da Staner. As torres com o fly são alternadas a cada dez metros, de um lado e de outro. A transição ao trafegar na avenida era natural. O timbre da harmonia e voz estavam bonitos. E, como sempre, não dava pra esperar grande peso nos graves, uma vez que não havia acoplamento de várias caixas pra formar o array nas torres. Essa falta de peso foi um dia um incômodo pra mim. Mas, hoje, acho que faz sentido deixar o grande peso para a hora que a bateria passa, seguida do carro de som. Faz o desfile mais dinâmico, e a passagem dos ritmistas mais impactante, sem cansar tanto os ouvidos do público a noite toda.

O esquema do delay é semelhante ao do Rio. O engenheiro de áudio Toninho era o responsável pela mesa digital utilizada apenas para este fim. De dez em dez metros uma nova cena da mesa era carregada, com novo tempos de delays para as torres, de forma que o áudio do carro de som sempre chegasse ao público ao mesmo tempo em que o som das torres do PA. E quando o carro e bateria passavam, não havia áudio nas torres ali localizadas.

O trailer, ou studio, onde ficava o equipamento da house mix, era sóbrio e organizado. Com a conhecida TV mostrando o que está acontecendo na avenida. Por fim, existia um multicabo enviando sinais separados para os estúdios da Rede Globo, onde era feita a mixagem do áudio que ia para a televisão e, como segurança, o sinal desse multicabo era enviado de volta à house mix, caso houvesse qualquer falha nos sinais entrando na console que mixa o áudio local da avenida - processo também conhecido, mas de muita importância.

Eu sempre fui muito extremo. Muito radical. Pra mim sempre foi tudo ou nada. Mas, às vezes, algo fora do mainstream tem seu charme. Existem sim outros carnavais, e este valeu muito a pena conhecer de perto, tem uma beleza só dele.
Versão para impressão de
“Lugar da verdade: Outros Carnavais” Envie este artigo
para um amigo
 SOBRE O AUTOR
Enrico De Paoli é engenheiro de gravação e mixagem ou sound designer. Agora com seu INCRIVEL MUNDO das MIXAGENS, recebe projetos de todo o país para serem mixados, de forma que o cliente fica online

Para entrar em contato, escreva para cartas@enricodepaoli.com.

 ARTIGOS RELACIONADOS - LUGAR DA VERDADE
Mixagens Emprestadas - 01/05/2010)
Fan again - 27/01/2009)
VU: ferramenta antiga, mas muito saudosa - 01/06/2010)
Vácuo! - 06/12/2010)
Quantos anos tem o seu som ? - 01/11/2006)

Outros artigos publicados em Colunas
Áudio Música & Tecnologia © Copyright 2000 / 2024 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Est. Jacarepaguá, 7655 salas 704/705 - Rio de Janeiro - RJ CEP: 22753-900 - Telefone: 21 2436-1825