BUSCA
  M&T on-line   em Revistas
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da M&T em seu computador
gravar senha

Edição #239
agosto de 2011
 Revista
Índice da Edição
Audio-Technica AT4080
Coincidindo com esta época em que estivemos falando a fundo dos microfones de fita, tive a felicidade de receber para análise um microfone que justamente usa esta tecnologia, só que com diversos aprimoramentos - o Audio-Technica AT4080.

 Colunas
Lugar da verdade
Trabalhando nas alturas
No seu home studio
Como funcionam os compressores
Plug-ins, etc.
O conceito de plug-in de software - parte 2

 Serviços
Áudio Teste
Downloads
Galeria de Fotos
Cursos
Agenda
Hot Links
Classificados
Loja M&T
Anuncie
Expediente
As novidades da M&T em seu computador

 Enquete
Você tem interesse em utilizar o iPad, tablet da Apple, em suas produções fonográficas?
Sim, pois ele possui recursos que valem ser testados.
Sim, sendo que já utilizei e conquistei bons resultados.
Sim, pois é uma ferramenta útil. Por outro lado, não é autossuficiente.
Não, pois não acredito que poderá acrescentar algo ao meu trabalho.
Não. Jamais utilizaria ferramentas deste tipo.
 
Enquetes anteriores
domingo, 1 de junho de 2008
 Lugar da verdade voltar 
A era dos mestres por Enrico de Paoli
Tem algo estranho acontecendo. Com apenas 35 anos, às vezes me sinto velho em achar que as coisas não andam tão interessantes. Me lembro dos meus pais (e avós!) dizendo "na minha época era diferente.". Outro dia estava ouvindo uma música que estaria na minha lista se eu tivesse que escolher dez músicas para ouvir até o final da vida: I cannot believe it's true, do Phil Collins. Como eles fizeram aquilo? Pra mim, não tem um defeito. Não tem Auto-tune. Não tem Pro Tools. Não tem SoundReplacer. Não tem Reason, Rewire... Enfim, não tem nenhum plug-in. E tá afinado, tá no tempo, tá magnífico.. O que vem depois de magnífico? (Incrível vai soar como propaganda!) A música tem dinâmica, nada briga com nada, tem um agogô (ou seria uma garrafinha?) que toca exatamente o mesmo pattern do início ao fim e em momento nenhum perturba, pelo contrário. E os metais... Pois é, cadê essa gente?

Outra música que me faz bem, September, do Earth, Wind & Fire. Não apenas soa linda, como todo o resto também é fenomenal. Quem gravava e mixava o EW&F era um engenheiro chamado George Massenburg. Pra quem nunca ouviu falar dele, gravar, mixar, e produzir não bastam pra esse cara. Ele fabrica seus próprios pré-amps, compressores e EQs. Criou a marca GML (George Massenburg Labs) e seu laboratório principal foi um estúdio em Los Angeles chamado The Complex, onde já tive a honra inesquecível de gravar e mixar, usando uma de suas raras mesas. September não tem loops, efeitos mirabolantes ou manobras radicais de edições no Pro Tools. Em 1978 só se gravava em fita.

No Brasil, apesar de termos tido uma época de hiato na qualidade sonora, tivemos engenheiros que, além de músicos, e longa experiência em uma das maiores redes de televisão do mundo, hoje fazem projetos acústicos para espaços especiais, entre outras grandes especialidades no nosso meio, inclusive esta que vocês estão agora segurando e lendo. Parabéns Mr. do Valle.

Parece realmente que todas as áreas do mundo hoje estão divididas em duas: os retrôs, e os descartáveis. Ou é feito em massa na China, por fabricantes que têm sim o dom, mas o dom da duplicação, ou é raro, caro, e feito artesanalmente em cima de um projeto ou design criado na época de ouro.

O que é mais caro, mais desejado, mais cool? Um Behringer ou um Neve réplica? Fiz shows do Djavan por dez anos, e nem precisava disso pra ser um fã dele. Em que momento do show a platéia vinha abaixo? Em Sina ou na música do último CD? O Iron Maiden está no meio de uma tour tocando praticamente as músicas clássicas. O tênis All Star voltou. E o Toddynho já tentou nova embalagem, mas acabou tendo que manter o clássico. Por fim, qualquer barzinho moderno tem decoração antiga e na porta quase sempre lê-se algo como "Desde 1997".

Estamos numa época em que se criam mais ferramentas incríveis e menos o que fabricar. Ensina-se a gravar mais do que se grava, e a nova geração, que nunca ouviu falar do grupo Imagination ou de Marvin Gaye, ouve os remixes de Just an illusion e de Sexual healing achando que são músicas novas.

Sou feliz por estar vivendo este hiato, por ter acompanhado a existência de tantos mestres que formaram meus critérios e meus sonhos (e ter conhecido alguns) e por saber que só pode ter algo muito bom por vir.

____________
Enrico De Paoli mixa e masteriza em seu Incrível Mundo Studio. Gravação in-loco disponível sob consulta. Trabalhos recentes incluem Djavan, Max Viana, Glaucia Nasser e PC Castilho. Cartas para cartas@enricodepaoli.com. 
Versão para impressão de
“Lugar da verdade: A era dos mestres  ” Envie este artigo
para um amigo
 SOBRE O AUTOR
Enrico De Paoli é engenheiro de gravação e mixagem ou sound designer. Agora com seu INCRIVEL MUNDO das MIXAGENS, recebe projetos de todo o país para serem mixados, de forma que o cliente fica online

Para entrar em contato, escreva para cartas@enricodepaoli.com.

 ARTIGOS RELACIONADOS - LUGAR DA VERDADE
Cidade musicada - 01/06/2009)
O que as gravadoras deviam ter feito - 01/02/2010)
O estúdio sem vidro - 18/03/2006)
"Me vê um estúdio, por favor. Pra viagem." - 06/10/2010)
Vácuo! - 06/12/2010)

Outros artigos publicados em Colunas
Áudio Música & Tecnologia © Copyright 2000 / 2024 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Est. Jacarepaguá, 7655 salas 704/705 - Rio de Janeiro - RJ CEP: 22753-900 - Telefone: 21 2436-1825